14-04-2008 - Comissão Nacional da CBHPM reúne-se em São Paulo

A Comissão Nacional de Consolidação e Defesa da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) reuniu-se na última sexta-feira, dia 11 de abril, na sede da AMB. Um dos assuntos da pauta foi a utilização do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como fator de correção da CBHPM. A questão ainda precisa ser discutida e aprovada no Conselho Federal de Medicina.
Outro ponto da reunião foi o trabalho desenvolvido junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa tornar a CBHPM referencial em termos de nomenclatura e códigos. "Fica a questão dos honorários, mas recuperamos o direito de decidirmos quais procedimentos serão inclusos ou não", afirma Florisval Meinão, coordenador da Comissão.
O terceiro item da pauta foi sobre a Câmara de Relacionamento de Prestadores, departamento da Gerência de Relações entre Prestadores e Operadoras da ANS. "Esta Câmara, que reúne representantes da ANS, das empresas e prestadores, servirá como um canal para que a classe médica leve as questões existentes na relação com as operadoras de planos de saúde", explicou Meinão.
Para tornar este trabalho mais efetivo, a AMB vai criar em breve em seu site um espaço para que os médicos possam relatar e comprovar casos gerais, como planos de saúde que cometem sistematicamente glosas ou que não cobrem procedimentos obrigatórios. Segundo Meinão, a idéia é levar os principais problemas vividos pelos médicos e negociar diretamente com a ANS e os planos de saúde.
Por fim, cada participante fez um balanço da implantação da CBHPM em seu Estado.

Saiba mais: Balanço da CBHPM pelos Estados atualizado até 11/04/08

Fonte: AMB - 14-04-2008
 


  •