15-07-2008 - CBHPM no SUS é tema de audiência em Alagoas

O movimento CBHPM no SUS – Equiparação Já! foi tema de uma audiência, no final da manhã da última sexta-feira, 11/07, com a promotora Micheline Tenório, no Ministério Público Estadual. No encontro, o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas e diretor da Fenam, Wellington Galvão, informou sobre a mobilização dos médicos da rede conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e das negociações com os gestores.    
Galvão explicou que o movimento se arrasta há vários meses, não tem conotação política e visa apenas ao reajuste dos honorários dos médicos que trabalham como autônomos na rede conveniada ao SUS. Ele pediu à promotora que o Ministério Público ajude nas negociações com os gestores, para que seja fechado um acordo e o atendimento aos pacientes possa ser retomado. Micheline Tenório ficou de estudar o que pode ser feito e dar uma resposta ao Sinmed.    
A mobilização dos médicos da rede estadual, por conta da retirada do abono que substituía o adicional noturno, foi outro assunto tratado na audiência. O presidente do Sinmed disse à promotora que, sem o abono, os salários voltaram ao mesmo nível do período anterior à greve do ano passado e que há risco de uma nova greve na saúde.     
A promotora também foi informada sobre a falta de médicos nas urgências e emergências e dos pedidos de demissão que estão se tornando comuns, por conta dos salários baixos e dos riscos de se trabalhar sem estrutura nos hospitais da rede estadual. Há carência cada vez maior de médicos, a demanda não pára de crescer e o sistema de atendimento está caótico.      

Fonte: Imprensa Sinmed-Alagoas - 14-07-2008


  •