#

Núcleo da FENAM encaminha Congresso Extraordinário Charles Damian em comemoração aos 40 anos da entidade

Em reunião de núcleo da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), realizada nesta sexta-feira (25) no Rio de Janeiro, os diretores presentes encaminharam o "Congresso Extraordinário Charles Damian" em comemoração aos 40 anos da entidade. O evento será realizado nos dias 28, 29 e 30 de novembro no Hotel Windsor Guanabara, com a realização de reunião da diretoria executiva, baile festivo e congresso. O diretor de assuntos jurídicos da FENAM, Vânio Lisboa, explicou a importância para a atual gestão de realizar o evento, em uma data considerada emblemática.
"Esse ano, nós tivemos um embate grande com o governo e acabamos sendo atropelados. O congresso visa resgatar a credibilidade do médico em si mesmo e na sua profissão, reforçando as nossas pautas dentro do movimento sindical", disse.
A programação se inicia na quinta-feira (28), às 10h, com a reunião da diretoria executiva da FENAM. À noite, será realizada a festa comemorativa onde serão homenageados nomes que engrandeceram a luta da categoria. As primeiras homenagens serão dedicadas a dois ícones do sindicalismo médico brasileiro, Eraldo Bulhões e Charles Damian (in memoriam). Outras honrarias serão entregues aos parlamentares que se destacaram por apoiar o movimento médico. Foram escolhidos o senador Paulo Davim (PV/RN) e os deputados Ronaldo Caiado (DEM/GO), Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS) e Eleuses Paiva (PSD/SP) receberão honrarias da entidade.
O congresso terá início às 14h da sexta-feira (29) e abordará o momento político nacional e a reforma estatutária da FENAM. O dia finaliza com um happy hour no próprio hotel. A reunião tem seguimento na manhã do sábado e a programação termina com um almoço. São esperadas 150 representações do movimento médico.
A proposta orçamentária para 2014, o regimento interno da FENAM, o Mais Médicos e ações judiciais da entidade que questionam o programa também compuseram a pauta da reunião de núcleo nesta sexta-feira. Após a sanção presidencial da MP 621/13, a liderança pretende retomar a luta da categoria, com as reivindicações históricas e envolver todos os médicos. A defesa dos direitos humanos, a desprecarização do trabalho, o piso FENAM, a recuperação da gratificação de desempenho dos médicos federais, a carreira médica e o financiamento da saúde são as principais bandeiras da entidade.
Estiveram presentes o presidente e o vice, Geraldo Ferreira e Otto Baptista; os secretários de assuntos jurídicos, de direitos humanos, discriminação e gênero e geral, Vânio Lisboa, José Murisset e João Batista de Medeiros; os diretores de finanças e de formação profissional e residência médica, Mário Ferrari e Antônio José Santos e o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed-RJ), Jorge Darze.
Fonte : Fernanda Lisboa/FENAM


  •