#

SIMESC participa de reunião com a SES para discutir Piso FENAM

 Representantes do SIMESC participaram no dia 15 de julho de reunião agendada pelo COSEMESC com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing. Na pauta, a implantação do Piso FENAM, compromisso assumido em 2014 pelo governo com os médicos da rede estadual de saúde.
Antes de entrar no assunto específico, Kleinübing afirmou que está em fase de aprovação um decreto que altera as metas a serem alcançadas pelos médicos. Afirmou que a atenção dos profissionais em preencher a documentação referente aos atendimentos e procedimentos, tem forçado o Ministério da Saúde a destinar mais recursos para Santa Catarina e com isso houve aumento na produção dos médicos (RPM).
Também presente à reunião, a superintendente de Hospitais Públicos, Cristina Pires, comunicou que a maioria dos médicos alcançou as metas estabelecidas desde o primeiro mês de aferição e se comprometeu em disponibilizar esses dados ao COSEMESC.
Houve insistência do presidente do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa em relação à inclusão de todos os médicos na meta de produção e a informação é de que essa não é uma questão de solução fácil e imediata. "Entendemos então que se for aplicado o Piso FENAM, essa questão de remuneração será mais justa e alcançará todos os médicos da rede estadual", destaca Vânio, que também frisou as reuniões realizadas pelo COSEMESC com médicos dos hospitais públicos, quando foi comprovada a indagação dos profissionais em relação a este assunto.
Sem conseguir avançar no assunto Piso FENAM mesmo após a reapresentação do documento assinado por três secretários de governo de que essa remuneração seria adotada a partir deste ano, ficou decidido que uma nova reunião será agendada para agosto.
Importante
Um outro assunto abordado pelos representantes da secretaria de Estado da Saúde foi a judicialização da medicina. A expectativa é de que este ano sejam gastos R$ 200 milhões com este tema. "A implantação da Câmara Técnica continua na pauta mas sem que ninguém tome uma atitude efetiva para que esta situação seja resolvida e amenize os custos para o Estado", informa o diretor de Comunicação e Imprensa do SIMESC, Cyro Soncini.
Também participaram da reunião os representantes dos médicos Leopoldo Alberto Back e Roman Gieburowski Júnior (SIMESC); Antônio Silveira Sbissa e Marcelo Lemos dos Reis (CREMESC) e o secretário adjunto de Estado da Saúde, Murillo Ronald Capella.


  •