09-07-2008 - Transplante deve ajudar três pessoas em Chapecó

Três pessoas devem ser beneficiadas com os rins e fígados captados ontem pela equipe médica do Hospital Uniclínicas, da Unimed de Chapecó, no Oeste do Estado.
O doador era o policial aposentado Ademir Kunrath, 44 anos, que sofreu acidente de trânsito na quinta-feira passada e morreu de parada cardíaca.
A morte dele foi constatada no domingo. Os familiares autorizaram a doação. A mulher da vítima, Elenir Kunrath, disse que, apesar da dor, o gesto poderá salvar a vida de outras pessoas.
O irmão, Adelar Kunrath, considerou que esta seria a vontade de Ademir, que dedicou 23 anos trabalhando na segurança das pessoas.
A retirada dos órgãos durou três horas e foi coordenada pelos médicos João Baroncello e Mauro Igreja, com o auxílio da equipe da Central de Transplantes de Santa Catarina.
A central iria definir ontem o destino dos órgãos, mas um dos rins provavelmente ficaria em Chapecó.
O Hospital Uniclínicas está credenciado para a captação de órgãos desde maio de 2006.
Ontem, a Unimed de Chapecó inaugurou o Centro 24 horas. De acordo com a direção do Hospital Uniclínicas, o serviço será referência para a região Oeste catarinense, evitando o deslocamento de pacientes para Passo Fundo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis.
O centro permitirá diagnósticos e tratamentos das doenças cardiovasculares.

Fonte: Diário Catarinense - 09-07-2008


  •