#

07-04-2008 - Curso de Formação Sindical do SIMESC supera expectativas

04-04-2008 - Primeiro dia de curso supera expectativas

A Diretoria Executiva, os funcionários e representantes de 11 (Blumenau, Centro Oeste Extremo Oeste, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, Laguna, Mafra, Médio Vale, Tubarão e Videira) das 21 Regionais do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) participaram do primeiro dia, 04/04, do Curso de Formação Sindical do SIMESC, com início às 20 horas, que aconteceu em Laguna, no Laguna Tourist Hotel.
O presidente do SIMESC, Dr. João Pedro Carreirão Neto, abriu o evento falando sobre o curso e, posteriormente, cedeu a palavra ao Secretário Geral do Sindicato, Dr. César Augusto Ferraresi, que proferiu palestra sobre a História do Sindicalismo Brasileiro (fazendo parte do módulo I do curso). Foi apresentado um resumo dos momentos mais marcantes da História do Sindicalismo Brasileiro e a trajetória política brasileira, mostrando as transformações que ocorreram ao longo do processo.
O Dr. Ferraresi também falou sobre a Organização Sindical Médica Brasileira, com objetivo de mostrar a atual estrutura Sindical Médica no Brasil, partindo da Entidade Nacional – FENAM, até a base sindical, neste caso os sindicatos, tais como o SIMESC.
Em seguida, o Dr. João Pedro dá continuidade relatando sobre as Bases do Sindicalismo, a Evolução das Sociedades e Concepções Sindicais. Foi resgatada a maneira de Organização da Sociedade e a Relação entre os Meios de Produção e as Formas de Trabalho. O Presidente do Sindicato trouxe algumas ilustrações para exemplificar suas colocações. Ao término das apresentações foi aberto espaço ao público para debate.

 
Simone Bastos
Dr. César Augusto Ferraresi palestrando sobre 
a História do Sindicalismo Brasileiro

05-04-2008 - Assessoria Jurídica do SIMESC abre evento no segundo dia


Simone Bastos
Foto Esquerda: Palestra da Assessoria Jurídica do SIMESC / Foto Direita: Diretores Executivos Drs. Odi Oleiniscki e Vânio Lisboa

Os advogados Erial Lopes de Haro e Rodrigo Juchem Machado Leal, da Assessoria Jurídica do SIMESC, iniciaram as atividades matutinas do segundo dia, 05/05, do curso. O Dr. Erial abordou sobre as Responsabilidades e Objetivos dos Sindicatos (bases legais e estatutárias), tratando das funções e prerrogativas sindicais de forma a ratificar a relevância institucional dos sindicatos, principalmente, no que se refere à proteção dos médicos do Estado de Santa Catarina.
A segunda palestra, que teve como expositor o Assessor Jurídico do Sindicato, Dr. Rodrigo Juchem Machado Leal, tratou da Legislação Trabalhista, ou seja, das diferentes Formas de Trabalho a que o médico pode se submeter, as Normas Legais e Constitucionais. Explanou também sobre um assunto pertinente e polêmico à categoria médica: a Jornada de Trabalho. “Na área da saúde os médicos são submetidos a jornadas ainda maiores quando dos plantões. É comum cargas de até 24x72 horas, ou no caso de Joinville, de 36 ininterruptas”, disse.
A próxima palestra da manhã trouxe como expositor o vice-presidente do SIMESC, Dr. Vânio Cardoso Lisboa, que discursou sobre um tema importante aos médicos: a Saúde do Trabalhador. Durante a explanação o Dr. Vânio colocou que se deve dar uma atenção muito importante a este tema.

05-04-2008 - Assessoria Previdenciária do Sindicato e Supervisor do DIESSE iniciaram atividades à tarde


Simone Bastos
Foto Esquerda: Apresentação da Assessora Previdenciária / Foto Direita: Supervisor Técnico do DIESSE

A Assessora Previdenciária do SIMESC, Dra. Lucila Moura Santos Cardoso, iniciou as atividades do terceiro e último módulo (com duas palestras), do curso de Formação Sindical. A advogada discursou sobre os direitos e benefícios da categoria médica com relação às Previdências Privada e Pública.
Posteriormente, o Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE/SC), José Álvaro de Lima Cardoso, com o tema a Conjuntura Econômica e as Negociações Coletivas, finalizou o módulo III e as atividades do curso do SIMESC.
Inicialmente, a retomada do crescimento foi o assunto em discussão, tratando do crescimento da massa salarial, a expansão de créditos, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Elogiou o comércio varejista que obteve seu melhor resultado em 2007. A taxa de volume de vendas expandiu 9,6% e a receita nominal de vendas, 11,6%. Quanto à taxa de investimentos, o aumento foi significativo, porém em relação ao PIB do ano passado, não foi tão alto. A área industrial cresceu relativamente. No ano passado gerou várias oportunidades de emprego. Ao término foi aberto espaço para questionamentos.
O SIMESC ofereceu aos participantes um jantar encerrando o evento.

ATENÇÃO: Prezados Médicos Sindicalizados, o SIMESC pretende, na forma de cartilha, disponibilizar o conteúdo do I Curso de Formação Sindical. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato.
Contatos: (48) 3223-1060/1030, e-mail: simesc@simesc.org.br

Fonte: SIMESC - 07-04-2008


Jornalista Simone Bastos
SC 02095-JP
SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de SC
simone@simesc.org.br
(48) 3223-1060 / 9914-7929


  •