16-04-2008 - Prevenção à dengue em Laguna

A equipe de combate à dengue da Vigilância Sanitária está promovendo uma ação para recolher pneus velhos e em desuso em terrenos e casas localizadas na zona urbana entre Cabeçuda e Mar Grosso, em Laguna, nesta sexta-feira. O caminhão da prefeitura estará recolhendo os pneus durante todo o dia.
Quem tiver pneus velhos em casa e quiser entregar para a vigilância, pode ligar para o telefone número (48) 3644-1315. A equipe passará recolhendo conforme os pedidos. O alerta está em todo o Estado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Em Laguna, a equipe de combate à dengue da Vigilância Sanitária está fazendo um trabalho intensivo, com 156 armadilhas espalhadas pelo município e monitoramento de mais de 50 pontos estratégicos, entre eles, cemitérios, ferros-velhos e locais com materiais de construção.

Fonte: Diário Catarinense - 16-04-2008

Mais informações sobre a Dengue no Brasil:

16-04-2008 - Força Nacional combaterá dengue 
O governo federal vai criar uma nova Força Nacional, dessa vez para a Saúde. Nos próximos dois meses, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, deverá apresentar um projeto de lei criando o grupo, formado por epidemiologistas, infectologistas, clínicos gerais e especialistas em planejamento em saúde, entre outros especialistas, para agir em casos considerados emergenciais. Por exemplo, a epidemia de dengue no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito pelo próprio ministro depois de uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ontem.
- Em caso de qualquer desastre que cause impacto em situações de saúde, teremos um grupo de profissionais altamente especializados que possam ser mobilizados e deslocados para qualquer lugar do país - informou o ministro.
Temporão disse ainda que não tem os detalhes básicos de como a Força irá funcionar. Não se sabe, por exemplo, quantas pessoas irão integrá-la, quanto custaria e se os integrantes serão apenas funcionários federais ou serão requisitados dos estados, como acontece na Força Nacional de Segurança.
 
Fonte: Jornal de SC - 16-04-2008


  •