26-05-2008 - Novo impulso à doação de sangue em SC

A tarefa de deixar o Hemosc de Tubarão, no Sul do Estado, sempre com estoque de sangue em quantidade satisfatória ganhou um aliado importante no final de semana, com a criação de uma associação de doadores de sangue. A meta do grupo fundado no município vizinho de Capivari de Baixo é buscar novos colaboradores e disciplinar as doações para evitar falta do material.
De acordo com o presidente da entidade, Juarez de Andrade, a Associação de Doadores de Sangue Voluntários da Região de Tubarão surge com o propósito de acabar com o risco do estoque zerado no Hemosc do município.
- Existem cerca de mil doadores na região, mas eles não são freqüentes e o abastecimento depende da boa vontade de cada um. A associação terá um banco de dados para deixar o Hemosc com um estoque mínimo - ressalta Andrade.
Para organizar os voluntários, a associação terá um programa desenvolvido em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Com isso, será possível saber onde estão os doadores, o tipo sangüíneo de cada um e a freqüência com que a pessoa faz doações.
A idéia é acionar os doadores de maneira rápida quando o estoque estiver próximo do que será definido como "limite mínimo". Até hoje os doadores eram acionados através de apelos em emissoras de rádio, o que nem sempre produzia o resultado esperado.
- Quando isso acontecer, vamos pesquisar no computador e chamar os doadores conforme a necessidade da situação - explica o presidente da associação.
Nos próximos dias a diretoria começa a desenvolver ações (como palestras em escolas e nas associações de bairros) para ampliar o número de voluntários. O objetivo é aumentar em pelo menos 50% o número de doadores voluntários nos municípios da região.
No final de semana, os voluntários receberam a visita de integrantes da Associação de Doadores de Sangue da Região de Canoinhas (Adosarec). Foram cerca de 30 "padrinhos", como o presidente Orestes Golanovski, que aproveitaram a viagem e realizaram doações no Hemosc no sábado pela manhã.

Fonte: Diário Catarinense - 26-05-2008


  •