06-10-2009 - Braço do Norte - Saúde: Sem acordo, médicos pedem demissão

A secretária de saúde de Braço do Norte, Lucia Terezinha Giordani Volpato, tentará hoje com o Ministério Público, e amanhã com os médicos, uma solução para manter o atendimento médico no programa Estratégia Saúde da Família (ESFs). Desde o início do ano, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) obriga o cumprimento da jornada de trabalho de oito horas para os médicos, conforme a lei 648/ 2006.
A legislação determina ainda que a jornada de trabalho seja controlada com cartão ponto, o que desagradou os médicos em Braço do Norte. Há mais de 15 dias, os médicos concursados que atuam no ESF ameaçaram uma demissão em massa. Até ontem, apenas dois médicos solicitaram formalmente a demissão.
Com as demissões, o atendimento médico dos ESF’s dos bairros São Francisco de Assis, São José, São Mauricio e Pinheiral está suspenso.
As consultas foram transferidas para o Pronto Atendimento Médico (PAM) e também para o Hospital Santa Teresinha que já registrou superlotação durante a manhã de ontem.
A secretária de saúde diz que só se pronunciará após as reuniões. A coordenadora dos ESF’s, Chaisler Mendes Wessler, afirma que, desde o início do ano, a pasta tenta uma solução para o problema, sem sucesso. “Somos pressionados por ambos os lados”, declara a coordenadora.

Fonte: Jornal Notisul - 06-10-2009


  •