05-05-2009 - 2ª Jornada de Residentes de Cirurgia Pediátrica e I Fórum de Preceptores

Nos dias 15 e 16 de maio, no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), em Recife (PE), serão realizados a 2ª Jornada dos Residentes de Cirurgia Pediátrica e o I Fórum de Preceptores.
Os eventos, promovidos pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), têm por objetivo "o estímulo à produção acadêmica dos residentes de Cirurgia Pediátrica e o intercâmbio de conhecimentos entre estes e os especialistas, assim como a aproximação dos responsáveis pelas residências, visando o aprimoramento da atividade", conforme declara o presidente da entidade, José Roberto de Souza Baratella.
Para os eventos já está confirmada a presença do secretário executivo da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), Roberto de Queiroz Padilha. Segundo Baratella, esta é "uma oportunidade única – especialmente para preceptores e responsáveis por residências médicas – para debater diretamente com o secretário as questões relacionadas à formação de profissionais em cirurgia pediátrica".
Os organizadores já registraram o evento na Comissão Nacional de Acreditação (CNA). A participação no evento garantirá oito pontos para a renovação do título de especialista (TE) dos inscritos.

Programação

O programa preliminar desta segunda jornada já está disponível no site da CIPE – 

www.cipe.org.br – e é integrado por quatro conferências. Os temas Videocirurgia em Doenças Respiratórias e Manejo da Criança Traumatizada pelo Cirurgião Pediátrico serão detalhados nas palestras do dia 16, e Atualização no Tratamento Cirúrgico do Rabdomiossarcoma e Tendências Atuais da Cirurgia Fetal nas do dia 17. Também estão previstas mesas-redondas, que abordarão diferentes afecções cirúrgicas relacionadas a recém-nascidos, à oncologia, à urologia e aos procedimentos em trauma, bem como sessões de temas livres apresentados por residentes.

Na noite do dia 15, na solenidade de abertura, o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Dr. Roberto D'Avila, apresentará conferência sobre a Terminalidade da Vida.

Prêmios e histórico Colocação

Prêmio:
 
1º lugar: Viagem, estadia e inscrição no Congresso da CIPESUR, programado os dias 25, 26 e 27 de novembro de 2009, em Viña Del Mar (Chile
2º lugar: Um exemplar da mais recente edição do livro Pediatric Surgery
3º lugar: Inscrição para os congressos brasileiros de Cirurgia Pediátrica, em novembro de 2010, em Minas Gerais
 

Em 2007, a CIPE instituiu em seu calendário oficial a realização de jornadas de residentes, que, desde então, passaram a ser promovidas bienalmente, nos anos em que não ocorrem congressos nacionais da especialidade. A primeira, realizada em julho de 2007, no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro (RJ), contou com 52 inscritos e a apresentação de 24 trabalhos de residentes, comprovando a importância da iniciativa para a formação dos cirurgiões pediátricos e a atualização dos especialistas.

Fonte: Assessoria de imprensa da CIPE - 05-05-2009


  •