#

SIMESC vai a Campos Novos tentar solucionar problemas da categoria na região

Em Campos Novos, o SIMESC reuniu-se com os médicos no dia 09 de outubro. A reunião, aberta pelo presidente regional de Centro Oeste, Dr. Jonas Natalício de Lima Medeiros, teve como primeiro assunto a ação do Sindicato que solicitou ao Ministério Público o cancelamento do pregão eletrônico aberto por aquela Prefeitura, visando “contratar” médicos “pelo menor preço”.
O Promotor aceitou a argumentação do SIMESC e a tentativa da Prefeitura foi frustrada. Drs. Cyro, Vânio e Erial, componentes da mesa, disseram que o Sindicato luta para que a admissão e a contratação dos médicos sejam através de concurso público, conforme o preceito constitucional. Assim, também desejam os médicos, que acreditam ser a melhor maneira de aperfeiçoar os serviços de assistência à população. Esta diretriz foi estabelecida como norma a ser seguida pelos diretores regionais do Centro Oeste, Drs. Jonas, Gilmar Kruker e Auredy Antonio Sella Aguiar, todos presentes.
Também foram discutidas questões ligadas ao Programa de Saúde da Família (PSF), Piso Salarial, Emenda Constitucional 29 (EC 29), Sistema Único de Saúde (SUS) e assistência médica, com oportunas manifestações das diretoras Eliane Soncini, Zulma Natividade e Anamar Brancher.
Dr. Gilmar, também diretor do Hospital Hélio Ortiz, em Curitibanos, explanou as dificuldades que vem passando aquela unidade, normalmente no que se refere ao funcionamento da emergência. Fez breve relato do sistema de sobreaviso médico, remunerado, daquele Hospital. Apresentou seu plano de ação para enfrentar o problema.
A reunião foi encerrada às 12h30min, seguida pelo almoço oferecido pela regional de Centro Oeste.
No período vespertino, a comitiva do SIMESC participou de duas audiências, previamente solicitadas. Na primeira, com o Secretário Municipal de Saúde, o SIMESC pode argumentar pelo abandono da prática ilegal até então adotada e sugeriu a opção pela contratação através de concurso. O Secretário disse que esta é a intenção do Prefeito. A segunda audiência foi concedida pelo Promotor de Justica, aliado, nesta hora, na busca da regularização da precária situação funcional dos médicos da região. O Promotor comunicou que instaurou procedimento visando dar encaminhamento à questão.
Ao retornar para Florianópolis, logo após concluídas as audiências, o entendimento dos diretores presentes era de que o momento era propício para resolver esta crônica questão.
A coordenadora do SIMESC, Terezinha Koerich também estava presente na reunião.

Fonte: SIMESC - 14-10-2009


  •