#

Médicos de Chapecó aderem a mobilização nacional

Os médicos de Chapecó confirmam participação na mobilização que ocorre dia 3 de julho (quarta-feira) em todo o país. O evento ocorrerá a partir das 16h30 em frente à secretaria Municipal de Saúde de Chapecó e será em conjunto com o diretório acadêmico de medicina da Unochapecó. Em seguida os médicos irão deslocar até em frente à loja Havan na avenida Getúlio Vargas.
“ Vamos aproveitar que é um local de grande movimentação para entregar panfletos para a população explicando nossa posição e recolher assinaturas para o abaixo assinado Saúde + 10 que reivindica mais recursos do governo para a saúde”, afirma o tesoureiro Regional Chapecó Gerson Teixeira Zanusso.
Conheça as ações das entidades médicas em DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E DOS BRASILEIROS
SAÚDE + 10: coleta de assinaturas para que seja encaminhado ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular para que sejam encaminhados mais recursos para a saúde pública.
TABELA SUS: há 20 anos sem reajuste, a defasagem da tabela SUS é um dos principais motivos da ausência de profissionais nas regiões mais desprovidas de atendimento em saúde e também responsável pelas filas e sucateamento dos hospitais brasileiros.
PEC 454: delegados, juízes e promotores de justiça não se incomodam de morar nos lugares mais longínquos do país. A carreira de estado permite que eles tenham garantia de remuneração adequada e condições de trabalho que permitem o bom desempenho de suas funções. Os médicos estão expostos a contratos de trabalho precários, que muitas vezes não são pagos e não raro, atendem pacientes em locais inapropriados.
REVALIDA SIM!: a lei 9.334/96 afirma que diplomas de qualificação expedidos por universidades estrangeiras serão revalidados por universidades públicas. Sendo assim, todo médico formado no exterior tem que passar pelo exame Revalida para comprovar sua competência para atender os cidadãos brasileiros. Aprovados no teste, bem-vindos ao Brasil!
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO MÉDICA: os médicos aguardam sanção da PL 268/02, aprovada no senado federal.
RESIDÊNCIA MÉDICA: reajuste imediato da bolsa residência e também ampliação do número de vagas no Brasil. Se formamos mais de 500 médicos em Santa Catarina por ano, são necessárias 500 vagas para que estes se especializem
GRATIFICAÇÃO DE DESEMPENHO DOS MÉDICOS FEDERAIS: médicos aguardam o reajuste da gratificação prometido pela secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento

 

 


  •