#

Setembro Verde: o câncer de intestino pode ser prevenido

Para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de intestino, a Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP) realiza a campanha Setembro Verde com diversas atividades. Na Grande Florianópolis (SC), um intestino gigante ficará exposto dos dias 15 a 17 de setembro no Continente Shopping. Também haverá mutirão de exames para pacientes do SUS.

“O objetivo é levar informação para as pessoas sobre esse assunto tão sério e importante de uma forma lúdica e de fácil compreensão. O câncer de colo e reto são um dos mais incidentes no Brasil, com 33 mil novos casos entre 2016 e 2017, segundo a estimativa bianual do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é a segunda mais frequente nas mulheres, depois do câncer de mama, e a terceira nos homens, após o câncer de próstata e de pulmão. É muito importante que a população tenha conhecimento sobre o assunto”, afirma a proctologista filiada ao SIMESC, Juliana Stradiotto Steckert.

A médica explica que o câncer colorretal tem relação com o estilo de vida, tendo em vista que acomete na maioria das vezes pessoas com hábitos de consumo de carnes vermelhas e processadas, pouca ingestão de frutas, legumes e verduras, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool e tabagismo. “Levar uma vida saudável com ingestão de alimentos ricos em fibras, frutas e verduras, não fumar e praticar regularmente atividade física são formas de prevenir a doença, que também pode ocorrer por predisposição genética”, acrescenta.

Juliana comenta que a idade é um fator de risco e recomenda que pessoas acima dos 50 anos procurem um proctologista. Quando houver histórico familiar, a recomendação é a partir dos 40 anos. “Geralmente o câncer de intestino é precedido de um pólipo, pequena verruga na mucosa do intestino. Ele leva tempo para se desenvolver e é possível diagnosticá-lo antes que se torne maligno. A colonoscopia e a pesquisa de sangue oculto nas fezes são exames que auxiliam na detecção precoce”, afirma ao salientar que quanto antes a doença for descoberta maiores as chances tratamento e de cura.

Informe-se!

Saiba mais em www.campanhasetembroverde.com.br


  •