#

SIMESC contesta cobrança em hospital do SUS por parte das Doulas

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) reforça seu posicionamento sobre a importância das Doulas, profissionais que contribuem com a orientação da gestante e o acompanhamento do pré-parto ao pós-parto.

O que levou o SIMESC a questionar a Lei das Doulas não são as profissionais, e sim o fato do exercício da atividade remunerada em caráter particular nas dependências do  SUS.

Médicos e demais profissionais da saúde não podem cobrar para realizar atendimento na rede pública. Isso é ilegal e podemos listar inúmeros profissionais que foram condenados por essa má prática.

Outra situação questionada pelo SIMESC é o diferente tratamento que vai ser dado as pacientes dentro do serviço público de saúde: como se sentiria uma parturiente ao ver a paciente do leito ao lado sendo tratada de uma maneira especial pela Doula enquanto ela não pode pagar para receber a mesma atenção?

É preciso buscar que a Doula tenha garantidos a participação em concurso público e contratos de acordo com a legislação trabalhista. Assim, temos certeza que a Doula estará completamente integrada à rotina hospitalar, terá melhor entrosamento com as equipes médicas e realizará de forma legal suas funções.  Até então a atuação das mesmas ao cobrar como particular para pacientes do SUS é ilegal.

 

Foto: Mãe me quer


  •