#

Tratamento de AVC em Joinville é pauta do CMS

Em reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Joinville realizada no dia 25 de junho, na Câmara de Vereadores, o médico neurologista Pedro Magalhães expôs sobre Joinville ser referência no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o médico, a incidência do AVC em jovens abaixo dos 45 anos está aumentando na maior cidade do Estado e a incidência do problema deve triplicar até 2030 no Brasil. Pedro destacou que em Joinville, a partir de 2012, passou-se a fazer a trombectomia no Hospital Municipal São José e diminuiu a letalidade do AVC.

“É necessário haver um planejamento de médio e longo prazo para conter esta epidemia. Para isso, está sendo construído um plano de ação AVC 2018-2025”, informou o neurologista.

Um fórum sobre AVC com apoio da Secretaria Municipal de Saúde será realizado em outubro para discutir políticas públicas. O CMS irá realizar assembleia extraordinária sobre este tema em novembro.

“Parabenizamos os doutores Pedro Magalhães e Carla Moro pelo serviço realizado em Joinville. É muito importante a Secretaria Municipal de Saúde integrar os sistemas de prontuário eletrônico, para que estes se comuniquem em diferentes locais de atendimento pelo SUS dentro da rede municipal. Os atendimentos nas Unidades Básicas e de algumas especialidades, como endocrinologia e cardiologia, que tratam de doenças que são fatores de risco para AVC não podem ficar sem profissionais, sob risco de aumentar ainda mais os casos de AVC no município”, comentou a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina Regional Joinville, Tanise Balvedi Damas que participou da reunião.


  •