#

Gestão 2015-2018 foi marcada pelo enfrentamento da crise econômica

“Um período em que a crise financeira afetou sobremaneira não só as atividades do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (Simesc) mas também a atividade médica”, afirma o presidente da Entidade, Leopoldo Alberto Back, que nesta sexta-feira, 13 de julho, empossa a nova diretoria do Sindicato.

O Simesc, que foi presidido de julho de 2015 a maio de 2018 por Vânio Cardoso Lisboa,  que renunciou ao cargo no dia 3 de maio para concorrer à eleição do Conselho Regional de Medicina. Envolvido com o sindicalismo médico há duas décadas, Vânio aplicou sua experiência e comprometimento na defesa do médico catarinense em um período em que a crise econômica e política no país se acentuaram.

Devido à falta de recursos financeiros na gestão pública, o Sindicato teve que intervir por diversas vezes na busca de garantias trabalhistas e melhor remuneração aos médicos. Os profissionais do SAMU, Hospital Araranguá e Hospital Florianópolis foram um dos grupos que precisaram ser representados pela entidade, tendo em vista os entraves desdobrados pelo gerenciamento das organizações sociais.

“Nunca nos furtamos a ouvir, dialogar e representar o médico. Em alguns casos tivemos vitórias, em outros ainda estamos na luta, mas o médico sempre pode e poderá contar com a entidade”, avalia Vânio.

Sob o comando de Vânio, o Sindicato dos Médicos também se manteve ativo em questões municipais na capital, como o caso recente da medida da prefeitura de Florianópolis em terceirizar os serviços em saúde. A entidade se posicionou sobre o assunto e buscou soluções junto à Câmara de Vereadores.

A reforma trabalhista foi outro desafio enfrentado pelo presidente e sua diretoria. Com as novas regras, o Sindicato precisou estar mais atento para auxiliar seus filiados.

De junho de 2016 ao mesmo período de 2017, Vânio coordenou o Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) e pautou com as demais entidades integrantes do Conselho assuntos relacionados à defesa médica. Participou da coordenação do 20º Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (FEMESC), que reuniu aproximadamente 100 médicos e estudantes em 2017 na cidade de Blumenau.

“Encerrei meu mandato com a certeza de que eu e minha diretoria nos empenhamos em garantir os melhores resultados à categoria. Os médicos não têm vivido tempos fáceis, mas somente unidos podemos vencer. Agradeço o apoio de todos os diretores e médicos que estiveram conosco nessa jornada”, conclui Vânio. 


  •