#

Setembro Verde: o SIMESC apoia essa iniciativa!

Câncer de intestino pode ser evitado em 90% dos casos de quem é submetido ao exame. Médicos realizam mutirão para alertar sobre a importância da prevenção. Mais de cinco mil pacientes aguardam pela colonoscopia em SC

O Sindicato dos Médicos de SC apoia a Campanha Setembro Verde, que durante todo o mês conscientiza a sociedade sobre a importância da prevenção ao câncer de intestino.

A médica coloproctologista que integra a diretoria do Simesc, Juliana Stradiotto Steckert explica que o câncer de intestino é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais diagnosticado entre os homens brasileiros e pode ser prevenido por meio da colonoscopia. 

“Geralmente a doença é precedida de um pólipo que demora para se desenvolver. Pela conoloscopia é possível identificá-lo antes que se torne maligno”, afirma Juliana.

A colonoscopia deve ser realizada em todas as pessoas a partir dos 45 anos e em caso de histórico da doença na família, a orientação é que seja feito 10 anos antes da idade do familiar quando diagnosticado com câncer.

Um dado muito grave: em Santa Catarina, mais de cinco mil pacientes estão na fila de espera para realizar o exame. Profissionais de saúde usarão a Campanha Setembro Verde para alertar a sociedade e as autoridades sobre a importância da prevenção do câncer colorretal. No dia 29 de setembro, um grupo de 20 colegas médicos voluntários realiza um mutirão de colonoscopia no Hospital Universitário (HU/UFSC). A meta é atender pelo menos 50 destes pacientes que estão na fila do SUS.

Em 2017, 52 pacientes foram submetidos à colonoscopia durante o mutirão – 31 deles pela primeira vez. Foi possível diagnosticar dois casos de câncer e 49 pólipos foram localizados e retirados durante o exame.  

Intestino gigante

A mais lúdica das atividades do Setembro Verde será realizada entre 14 a 16 de setembro, no Floripa Shopping, em Florianópolis, onde será instalado um intestino gigante que permite a observação do órgão e como as doenças se instalam. A estrutura inflável tem 13 metros de comprimento e terá orientação durante seu percurso por médicos e estudantes de medicina.

Realização

A Campanha Setembro Verde é realizada pela Sociedade Catarinense de Coloproctologia (SCCP), Capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED/SC) e da Sociedade Catarinense de Gastroenterologia (SCG), contando com o apoio de clínicas de oncologia, gastroenterologia, endoscopia digestiva, medicina nuclear, empresas de materiais de endoscopia, HU/UFSC, além de profissionais e estudantes da área da saúde.

Mais informações:

www.campanhasetembroverde.com.br

www.sbcp.org.br

 

 

 


  •