#

Dirigentes prestam contas do primeiro semestre da Gestão 2018-2021

Galeria de fotos 

Em Assembleia Geral Ordinária, realizada na noite do dia 30 de novembro, no Hotel Majestic, em Florianópolis, com a presença de diretores da Executiva e Regionais e médicos filiados, o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) fez a apresentação das atividades realizadas em 2018, a prestação de contas da Executiva e Regionais, e apresentou a previsão orçamentária para o próximo ano. No dia seguinte, promoveu alterações de integrantes da diretoria Executiva e confirmou a formação da Diretoria Regional Balneário Camboriú. As atividades integram o calendário de atividades anual do Sindicato, que também homenageou médicos com o título de Sócio Vitalício.

Na sexta, a tesoureira Geral, Juliana Stradiotto Steckert, apresentou o relatório com o Balanço Patrimonial da Diretoria Executiva e das Diretorias Regionais. Juliana comentou que os recursos que estavam nas regionais onde não havia ainda Diretoria Regional montada quando da posse da atual gestão, foi repatriado para a Executiva em Florianópolis.  O presidente Cyro Soncini explicou o que motivou esse repatriamento. “Não havia necessidade de deixar esse valor em caixa, ainda mais em Regionais sem Diretoria instituída. O Sindicato não estava cumprido os contatos com as assessorias em valores plenos e reduziu muito suas atividades. Os recursos são do Sindicato e devem ser aplicados em trabalho para a defesa e promoção da atividade médica”, salientou.

A prestação de contas da Executiva e Regionais foram avaliadas e aprovadas pelo Conselho Fiscal, conforme destacado pelo conselheiro Mário Adames. Em votação, a documentação foi aprovada pelos filiados presentes.

Previsão orçamentária 2019

Juliana Steckert apresentou também a previsão orçamentária para 2019 e de que maneira o valor vai ser usado para cumprir os repasses para as Regionais, pagamento de funcionários, das assessorias que prestam serviços para o SIMESC, e outros gastos ao longo do ano. “A proposta é voltarmos atuar em todas as regiões do Estado e para isso, precisamos nos deslocar, viajar, estar presente nas regionais”, defendeu o presidente, Cyro Soncini. A previsão orçamentária também foi aprovada.

Novos diretores

Na manhã do sábado, dia 1º de dezembro, durante Assembleia Geral Extraordinária, houve a confirmação de Mahmud Khalil Mahmud Abdel Hamid Zardeh como diretor de Comunicação e Imprensa e Odi José Oleinisck como diretor de Apoio Ao Graduando Em Medicina.

Também durante a Assembleia foi empossada a diretoria Regional Balneário Camboriú. Assumiram os cargos a médica Silvia Maria Carvalho de Mattos (presidente), Guilherme Veronese (tesoureiro), Marcelo Henrique Rovaris (secretário) e Diogo Antônio Alves Pinto (diretor de Apoio ao Graduando em Medicina).

De acordo com as normas que regem o SIMESC, a assembleia também aprovou o desligamento de médicos inadimplentes há mais de 18 meses.

 Reunião de Diretoria Plena

 No sábado, os dirigentes participaram da Reunião de Diretoria Plena, oportunidade em que foram apresentados os serviços prestados pelas assessorias do SIMESC.

A jornalista Carla Cavalheiro apresentou os serviços que são executados pela Assessoria de Comunicação e Imprensa e um relatório parcial com números dos trabalhos realizados no primeiro semestre da nova gestão.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, destacou que bem representar o médico é uma das principais premissas do Sindicato. Salientou ainda que já foram remontadas 19 Diretorias Regionais no Estado e que a meta é completar as 22, incluindo Chapecó, Mafra e Joaçaba, em 2019. Durante a fala, Cyro apresentou também sobre a distribuição das sedes e das diretorias do SIMESC em Santa Catarina. “O SIMESC é um só e estadual. É assim que tem que ser”.

Na sequência o vice-presidente do SIMESC, Leopoldo Alberto Back, falou sobre o que representa e a importância do Sindicato para a categoria. “O objetivo do SIMESC é defender os legítimos interesses dos médicos, bem como a remuneração justa, adequada e em dia”, apontou.

O secretário Geral do SIMESC, Roman Leon Gieburowski Júnior, comentou sobre a prestação de serviços que são ligados ao exercício profissional e outros interesses da categoria, bem como manter e aprimorar os serviços existentes e atender as demandas com as assessorias que prestam serviço para o Sindicato.

Para falar sobre o Assessoria Jurídica, o advogado Erial Lopes de Haro comentou sobre a atuação e os trabalhos realizados na área do direito médico. Destacou ainda que em 2019 o foco será o atendimento para a pessoa jurídica.

O advogado Alberto Gonçalves de Souza Júnior apresentou as demandas e assuntos que são atendidos na área Jurídica Trabalhista.

Da Assessoria Previdenciária, o advogado Thiago Pawlick comentou também sobre os serviços e trabalhos focados na Previdência. Para o ano que vem o foco é seguir com o programa A Previdência Vai Até Você.

Ainda foram apresentados outros serviços como Contábil, Defensoria Médica e Central de Seguros.

O presidente Cyro Soncini comentou também sobre o Equilíbrio Econômico Financeiro, que é um dos pontos de destaque da Gestão 2018/2021.

Regionais

Foi aberto espaço para que os representantes das Diretorias Regionais fizessem o uso da palavra. Da Regional de Caçador, o tesoureiro Eduardo Lopes, comentou que está sendo aberto na cidade um curso de medicina e que no começo do ano a ideia é fazer uma apresentação do Sindicato para os alunos e criar um contato com eles.

O médico Mauro Machado, que é presidente da Regional de Itajaí informou que o corpo clínico do Hospital Marieta Konder Bornhausen contratou um advogado para auxiliar nas ações médicas em virtude da unidade médica não estar honrando com os acordos.

A presidente da Regional Rio do Sul, Janine Allassia Drebes Melo, relembrou da importância das entidades médicas retomarem o debate para a implantação do piso Nacional do Médico.

De Joinville, Suzana Maria Menezes de Almeida, tesoureira, comentou que a Regional tem convidado chefes de serviços de hospitais para conhecerem o SIMESC e ampliar a visibilidade da Entidade.

Para encerrar o presidente Cyro Soncini agradeceu a presença de todos os médicos filiados nos dois dias do evento e salientou mais uma vez que o SIMESC é um só. “Temos muita expectativa para o ano que inicia. Muito das realizações dependem do nosso empenho”, apontou.


  •