#

FMB participa de reunião com ministro da Saúde

O presidente da Federação Médica Brasileira (FMB), Casemiro dos Reis Junior, participou no dia 15 de janeiro, da reunião com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, no Ministério da Saúde (MS), em Brasília.

 

“Os encontros com o ministro serão mais frequentes, serão periódicos, para discutir as pautas dos médicos. Foi uma reunião bastante produtiva, conseguimos encaminhar muitos assuntos e acredito que teremos sucesso no médio e longo prazo em relação às reivindicações históricas da nossa categoria” afirmou Casemiro.

Dentre os vários temas abordados, a carreira de estado para médico foi um dos principais assuntos, recebendo do ministro o aceno de comprometimento com sua implantação. A crise dos hospitais federais no Rio de Janeiro, particularmente do hospital de Bonsucesso, também foi citada, ficando evidente a preocupação de Mandetta na resolução destes graves problemas o mais breve possível.
A representatividade da categoria médica na Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), foi ponto de discussão. As entidades médicas consideram que no momento, não existe equilíbrio, com evidente predomínio das operadoras de saúde nas diretorias da agência. O ministro vai apoiar uma candidatura que represente os médicos e assim, diminuir essa enorme disparidade.
Formação de qualidade para o médico foi outro tópico relevante para os médicos debatido na reunião. Uma das alternativas é a criação de um ranking das escolas via Conselho Federal de Medicina (CFM), o que auxiliaria na certificação da capacidade das instituições.

O preenchimento das vagas remanescentes do programa Mais Médicos deverá ser feito por médicos formados no exterior, no primeiro momento, sem a necessidade o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida). Ainda sobre este assunto, a situação dos cubanos que não retornaram ao país de origem também causa preocupação. Dados que estão sendo levantados pelo Ministério da Saúde, calculam entre 700 a 2500, os estrangeiros que optaram por permanecer no Brasil. As tratativas com o CFM, buscam encontrar uma maneira de permitir que estas pessoas possam atuar no Brasil, até que se encontre uma solução definitiva que passa pela realização do Revalida.

O ministro Mandetta foi convidado a participar do encontro das entidades médicas no Rio de Janeiro, dia 24/01, para discutir e encaminhar diversos assuntos de interesse da categoria.
Participaram também do encontro os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira, do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima e Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Jorge S. Darze.

Foto: Rodrigo Nunes – MS


  •