#

Programa de Acreditação em Saúde é pauta de reunião entre SIMESC e secretário de Florianópolis

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, o diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos, André Arent e o diretor clínico da prefeitura, Ricardo Camargo Vieira, estiveram reunidos nesta terça-feira (26/03) com o secretário de Saúde de Florianópolis Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná, e a equipe responsável pelo Programa de Acreditação em Saúde, para esclarecer dúvidas que envolvem o projeto. Inspirado em programas de acreditação de outros países, como Portugal, a proposta visa melhorias na saúde ao institucionalizar práticas nos serviços.

Segundo Cyro Soncini, a Acreditação foi avaliada pelo Sindicato como positiva, mas pode e deve ser melhorada com uma revisão e ajustes pontuais para que possa alcançar seus objetivos.  

Para o diretor clínico, Ricardo Vieira, “o processo anual de reavaliação da Acreditação é insuficiente e sugerimos uma reunião com o corpo clínico, tendo em vista que não participamos ativamente do processo de elaboração do Projeto”, solicita.

André Arent reforçou que o Programa precisa alterar as orientações de encaminhamentos de pacientes, número de atendimentos agendados e avaliação do serviço. “É necessário mais do que um indicador quantitativo e qualitativo e sim uma aferição técnica que avalie a aplicação de técnicas dentro dos protocolos, resolutividade do atendimento, entre outros”, citou.

DIU

Cyro Soncini alertou que um ponto questionado é a inserção do DIU por não médicos. Paraná explicou que esta foi a forma encontrada para não prejudicar o controle familiar na cidade tendo em vista dificuldades com recursos humanos. Afirmou ainda que os profissionais são capacitados para o serviço. Essa justificativa é questionada pelo Sindicato. “Não podemos deixar pacientes vulneráveis. É preciso que sejam encontradas soluções sem prejudicar a qualidade do atendimento e os pacientes. Alguns procedimentos devem ser realizados por médicos e assim esperamos que se proceda em uma capital de Estado”, enfatizou Cyro.

 

Encaminhamentos

Embora a comissão que elabora o Programa em Acreditação em Saúde de Florianópolis conte com a participação de médicos, ficou alinhavado que uma reunião será agendada com o corpo clínico, em data a definir, para contribuições. Alguns pontos já estão sendo revistos pela equipe.

“Este programa é resultado de um estudo de dois anos e frequentemente é avaliado. Sugestões e o comprometimento de todos para o resultado final serão sempre bem-vindos”, concluiu o secretário de Saúde.

Participaram também da reunião: Sandra Regina da Costa (diretora de Atenção em Saúde), Daniela Baungart (assessora de Planejamento), Edenice Reis da Silveira (diretora de Inteligência) e Carolina Seitz do Carmo (médica residente) e a jornalista do SIMESC, Camila Spolti Pereira. 


  •