#

Vigilância Epidemiológica alerta para tratamento da Influenza

Com o início da sazonalidade da influenza no país faz-se necessário o fortalecimento das ações de controle e prevenção da influenza. Para o tratamento da influenza, recomenda-se a administração do medicamento antiviral fosfato de oseltamivir (tamiflu), preferencialmente, até 48 horas após o início dos sintomas. Segundo o Protocolo de Tratamento de Influenza, do Ministério da Saúde, os benefícios do uso do antiviral fosfato de oseltamivir para pacientes de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e síndrome gripal (SG) suspeitos para influenza já foram amplamente comprovados por estudos clínicos.

O Ministério da Saúde (MS) disponibiliza os medicamentos para tratamento de influenza (Fosfato de Oseltamivir e Zanamivir) na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e envia para sua rede nas Unidades Federadas (UF) conforme as solicitações e a análise da situação epidemiológica local. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica em conjunto com a Diretoria de Assistência Farmacêutica faz a distribuição para as Regionais de Saúde que por sua vez encaminham para TODOS os serviços de saúde.

Preconiza-se o tratamento oportuno de todos os casos de Síndrome Gripal (SG) e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), para tanto orientamos todos os anos, que a medicação esteja de fácil acesso e amplamente divulgada, para a solicitação e administração.

 A vacina é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por influenza, a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019 será realizada, entre os dias 10 de abril e 31 de maio. No entanto, além da vacina, para evitar a doença e a sua transmissão, recomenda-se fazer o uso de medidas preventivas de etiquetas respiratórias: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc), além de manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Também é importante que o Curso de atualização para Manejo Clínico de Influenza, ofertado pela UnaSUS e disponível no link -  https://www.unasus.gov.br/cursos/oferta/417095 seja amplamente divulgado para os profissionais de saúde, em especial aos médicos da rede de assistência.

Outras informações gerais sobre influenza podem ser consultadas no site da Gripe pelo link - http://www.gripe.sc.gov.br/#/principal

A área técnica da influenza agradece toda a atenção e está à disposição para qualquer dúvida ou informação.

Fonte: DIVE SC


  •