#

Exposição A cabeça pensa onde os pés pisam abre dia 13 de junho na Fundação Cultural Badesc

A Fundação Cultural Badesc abre na quinta-feira (13/06), às 19h, no Espaço Paulo Gaiad, a exposição A cabeça pensa onde os pés pisam, da artista visual Sofia Brito. A mostra inédita reúne trabalhos autobiográficos que atuam como dispositivos para pensar as relações do sujeito com o território, de maneira a desenvolver processos de (re)construção de si mesmo e do entorno em que se insere.

“A compreensão de que a cabeça pensa onde os pés pisam (Frei Betto) é essencial no processo de construção destes trabalhos, que buscam nas ações em espaços públicos um meio de acesso à percepção da realidade concreta do cotidiano nas cidades e, também, uma estratégia de inserção. Pisa-se onde se quer compreender, onde se enfrentam as contradições. A reunião destes trabalhos propõe um caminhar lento acompanhado de um olhar demorado para a cidade, um atravessamento de certezas e a tentativa de ocupação de espaços conhecidos-desconhecidos”, explica Sofia.

A exposição traz 14 trabalhos elaborados de forma múltipla com fotografias digitais, fotografias analógicas, cartazes, panfletos, vídeos e uma série em carimbos.  

“Dos registros fotográficos que apresento, todos surgiram de caminhadas e trajetos efêmeros em lugares que me despertaram o desejo de permanecer por mais tempo e adentrar o território com mais profundidade. Os carimbos desenham as silhuetas dos bairros em que morei desde que nasci, os panfletos elaboram orientações de ações nas cidades como uma espécie de convite à experiência coletiva e adentrada dos espaços. Sinto que não só na memória, mas no corpo, carrego tais territórios comigo de alguma maneira e, por mais passageira que tenham sido algumas experiências, busquei estar presente e afetar a construção de cada lugar e praticar o contexto em mim”, comenta a artista.

Sofia Brito atualmente vive em Navegantes (SC). Pesquisa a relação arte, política e território com trabalhos que se inserem no campo dos multimeios, abrangendo a publicação de artista, a fotografia, o vídeo, a escrita e a gravura.

 

Serviço:

 

O que: Abertura da exposição A cabeça pensa onde os pés pisam, de Sofia Brito

Quando: Quinta-feira, 13 de junho, às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita

Visitação até 19 de julho de 2019, de terça a sábado, das 12 às 19h.


  •