#

Coletânea com histórias de Santa Catarina do século 21 é lançada na Fundação Cultural Badesc

A Fundação Cultural Badesc promove no sábado (15/06), às 14h o lançamento do livro Santa Catarina em perspectiva: história e historiografia no século XXI, organizado por Fabiano Garcia e Ricardo Duwe. A coletânea reúne as mais recentes contribuições sobre a história do Estado por meio de sínteses inovadoras apresentadas em 20 artigos em que seus autores buscam historicizar temas caros ao mundo contemporâneo.

Para a elaboração do livro foram realizadas pesquisas em diversos acervos públicos e privados. Importantes obras da literatura catarinense, jornais e periódicos da mídia imprensa regional, além de fontes judiciais e jurídicas, biografias e livros de memória, bem como fontes orais mediantes entrevistas contribuíram com o trabalho.

 

O início

A ideia de realizar uma contribuição para a história de Santa Catarina surgiu no período em que os organizadores produziam seus trabalhos de conclusão de curso, por volta de 2012. Na época, perceberam que a produção acadêmica sobre a história local privilegiava recortes temporais mais antigos, que abarcavam desde o período colonial, mas dificilmente ultrapassavam o período pós-1945. Isso os prejudicava, pois ambos pesquisavam o período da ditadura militar no Estado e não encontravam referências para os auxiliarem.

“Desde então, nos mobilizamos para tentar mudar esta situação e ampliar o escopo de abordagens da história local. Com este objetivo em mente, a ideia do livro nasceu no ano de 2017, depois de realizarmos por dois anos seguidos o simpósio temático Cultura, classe e política em Santa Catarina no período republicano na Semana Acadêmica de História da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Com o sucesso do Simpósio, percebemos que havia toda uma nova geração de historiadores e historiadoras  interessados no assunto e produzindo inovadoras pesquisas sobre Santa Catarina. Nosso papel foi reunir uma significativa parcela deste grupo e dar o devido espaço para que suas pesquisas fossem divulgadas para o grande público a partir da coletânea” explica Fabiano Garcia.

 

Organizadores

 

Fabiano Garcia tem bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC), é Mestre em História, e atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em História pela mesma universidade.

Ricardo Duwe tem bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de Federal de Santa Catarina, é Mestre em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC.

 

Homenagem

O livro é dedicado à memória de Almeri Machado (1959-2018), funcionário público da Biblioteca Pública de Santa Catarina e que trabalhou durante quase 20 anos no acervo do setor de Santa Catarina sempre atendendo com grande presteza todos os pesquisadores e pesquisadoras.

 

Serviço:

O que: Lançamento do livro Santa Catarina em perspectiva: história e historiografia no século XXI, organizado por Fabiano Garcia e Ricardo Duwe

Quando: 15 de junho (sábado), às 14h

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC/ (48) 3224-8846

Entrada gratuita. A obra será comercializada por R$ 65,90.


  •