09-04-2009 - Município de Itapema criará Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST)

Dia 28 de abril é o Dia Internacional em Memória às Vítimas de Doenças e Acidentes de Trabalho. No mundo todo, existem manifestações nesta data lembrando aqueles que já perderam sua saúde e até a vida no exercício de seu trabalho. A cidade de Itapema também irá prestar sua homenagem a estas pessoas, porém de uma forma diferente: neste dia, o prefeito Sabino Bussanello assinará o decreto de implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Itapema (Cerest).
As atividades começarão às 14h, através da distribuição de folhetos explicativos aos servidores da Prefeitura, sobre como preservar sua saúde. Às 15h ocorrerá a abertura oficial do evento, com a composição da mesa e saudação das autoridades presentes. A seguir, o prefeito Sabino assinará o decreto, que já tem uma equipe mínima constituída. Na seqüência, o secretário municipal de Saúde, Roberto Carlos Ruiz (na foto, com o prefeito), assina a portaria que torna obrigatória a notificação de doenças e agravos à saúde do trabalhador no âmbito da rede SUS municipal.
Após a efetivação destas ações, o secretário fará uma apresentação sobre lesões por esforço repetitivo (LER/DORT), atualidades sobre prevenção e tratamento. Segundo Ruiz, uma das primeiras ações do Cerest após sua implantação deverá ser o treinamento de profissionais da rede básica, para o preenchimento da ficha de notificação compulsória.
“Isto possibilitará, num curto espaço de tempo, direcionar as ações do setor para resultados de maior eficiência. Também serão priorizados projetos específicos, como a segurança no trabalho na construção civil, projeto especial de apoio à saúde do professor, ações de erradicação do trabalho infantil, entre outras”, enumerou Ruiz.
O Cerest funcionará, inicialmente, em uma sala junto à Diretoria de Vigilância em Saúde. Já há previsão orçamentária para a construção, posteriormente, de um prédio próprio para este serviço.  As atividades do dia 28 de abril ocorrerão no Auditório do Paço Municipal, situado na Avenida Nereu Ramos, 134, no Centro. Mais informações na Secretaria Municipal de Saúde, pelo fone (47) 3368-2711 ou 3368-0654.

Fonte: 09-04-2009
http://www.itapema.sc.gov.br/noticias/noticia.php?idArea=1&noticia=ITAPEMA_MTczOA
  •