31-07-2009 - SAÚDE PÚBLICA: Exames da gripe A serão feitos no PR

O tempo de espera para os resultados dos exames da gripe A ficarem prontos irá diminuir em Santa Catarina. A partir de segunda-feira, o material coletado será analisado no Laboratório Central (Lacen) do Paraná, e não mais na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Antes entregues no prazo de três dias, os exames levam, hoje, mais de uma semana. A expectativa é que voltem a ficar prontos mais rapidamente, disse o diretor Vigilância Epidemiológica Estadual (Dive), Luiz Antonio Silva.
– Esperamos que volte a ser mais rápido, mas não posso dizer o dia exato em que todos os exames irão chegar a Santa Catarina nem entregues nas cidades – enfatizou Silva.
A estrutura do Estado vizinho foi credenciada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para apoiar o Sul do país devido ao crescimento do número de casos suspeitos.
Santa Catarina ainda espera o resultado de cerca de 350 exames, incluindo os das nove pessoas que morreram e estavam no quadro de suspeitos de terem o vírus. A possibilidade de novos credenciamentos ainda não foi estudada.
A realização dos exames na rede privada, que poderia agilizar a liberação dos resultados, não é uma questão discutida pela Anvisa. O diretor do Dive explicou que mesmo que as pessoas façam um exame na rede privada, a confirmação somente poderá ser feita após a análise de um dos laboratórios oficiais.

Lacen catarinense faz o encaminhamento
O Lacen de Santa Catarina, que fica em Florianópolis, não faz o exame. O dever do laboratório é processar o material e fazer o acondicionamento para o transporte até o laboratório de referência. Além do Lacen do Paraná, o Instituto Adolfo Lutz (SP), o Instituto Evandro Chagas (PA) e a Fundação Oswaldo Cruz (RJ) também estão credenciados para diagnosticar pacientes suspeitos de terem contraído o vírus da gripe A. 

Fonte: Jornal de SC - 31-07-2009


  •