#

SIMESC se reúne com médicos em Jaraguá do Sul

Cerca de 30 profissionais, entre dirigentes regionais, executivos e médicos interessados, se reuniram no Centro Integrado de Profissionais Liberais, em Jaraguá do Sul, na terça-feira (20/7), para debater temas relacionados ao exercício da Medicina como aposentadoria especial, trabalho em condições de insalubridade e os serviços oferecidos pelo Sindicato – Defensoria 24 Horas e Plantão de Diretoria, entre outros. Representando o SIMESC compareceram o presidente Cyro Soncini, os diretores de Assuntos Jurídicos, Sócio-Culturais e de Imprensa e Divulgação, Gilberto Digiácomo da Veiga, Eliane Soncini e Renato César Polli, e os representantes da diretoria regional no município, Rogério José Guindani e Maxwell Jorge de Oliveira.
O presidente Cyro Soncini comentou as novidades a respeito da obtenção de aposentadoria especial e sugeriu aos interessados que se enquadrem nas condições, que entrem em contato com a assessoria previdenciária do SIMESC. Ângelo Kniss, do departamento jurídico, também esclareceu dúvidas a respeito do recebimento de benefício por atividade insalubre. Segundo Kniss, no caso do médico é difícil comprovar a insalubridade porque os níveis de exposição a agentes biológicos não estão regulamentados. A reunião foi avaliada positivamente tendo em conta, entre outros pontos, a participação dos presentes com inúmeras perguntas.
Ao abrir a discussão para assuntos gerais, o médico filiado Dr. Vicente Augusto Caropreso, questionou a postura da categoria em relação aos baixos valores estimados pela tabela do Sistema Único de Saúde para remuneração dos profissionais. Como resposta, o presidente do SIMESC relembrou a necessidade de organização e mobilização da categoria em cada município. Em apoio, o Dr. Antônio Carlos Scaramello, comentou a inexistência de interesse no tema por muitos profissionais, além da ausência de debates mais contundentes entre os graduandos. O SIMESC realiza visitas periódicas a estudantes de Medicina dos últimos anos, além de distribuir a eles publicação trimestral do Sindicato, Boletim Médico.
O apoio administrativo à comitiva que foi ao município foi garantido pela coordenadora Terezinha Koerich e pelo auxiliar de escritório Marcelo Koerich.

  •