19-03-2009 - Jaraguá do Sul passa a oferecer radioterapia pelo Sistema Único de Saúde

O Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, autorizou nesta terça-feira, 17 de março, o Hospital e Maternidade São José, de Jaraguá do Sul, a realizar serviços de radioterapia pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Até a data de publicação da portaria do Ministério da Saúde, que vai permitir que o pagamento pelo serviço seja feito diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde, o pagamento será feito, de forma Administrativa, pela Secretaria de Estado da Saúde. “Optamos por oferecer o serviço pelo SUS antes mesmo da publicação da portaria ministerial para agilizar o processo, permitindo que pacientes das regiões de Jaraguá do Sul, Mafra e Canoinhas não precisem mais se deslocar para outras unidades referenciadas na área de oncologia”, destaca o Secretário Dado Cherem. Até a semana passada, os pacientes oncológicos com prescrição de radioterapia precisavam se deslocar para Florianópolis, Joinville ou Blumenau.
A entrada em funcionamento do serviço em Jaraguá do Sul foi definida nesta semana, assim que o Conselho Nacional de Energia Nuclear se manifestou, aprovando as condições do acelerador linear (equipamento necessário para o procedimento, doado por um empresário local) e da casamata (ambiente com as devidas medidas de proteção radiológica, onde está instalado o equipamento).
A radioterapia é indicada para pacientes com câncer. O acelerador linear mapeia o organismo do doente, localizando os locais afetados pelo tumor, e a radiação é aplicada com precisão milimétrica. Este tratamento permite a destruição do material genético que provoca o crescimento rápido e desordenado das células do tumor. Para o Secretário Dado Cherem, o credenciamento da radioterapia em Jaraguá do Sul vem consolidar a Rede de Oncologia de Santa Catarina, através da qual este serviço é oferecido em Joinville, em Blumenau, em Criciúma, em Florianópolis (inclusive com oncopediatria) e em Chapecó.

Fonte: SES - 19-03-2009


  •