#

28-04-2008 - Médicos de Rio do Sul lutam contra irregularidades

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) realizou, no último dia 24 de abril, reunião sindical no município de Rio do Sul. O encontro aconteceu no auditório do Hospital Regional Alto Vale e reuniu médicos de Rio do Sul, Ibirama, Ituporanga e outros municípios do Alto Vale do Rio Itajaí. Os profissionais solicitaram a presença do Sindicato na região para discutir questões inerentes à categoria, entre elas, o problema no pagamento da hora-plantão, sobreaviso remunerado e a questão do vínculo empregatício para plantonistas.  
Dando início ao encontro, a anfitriã, Drª. Janine Allassia Debres Melo, presidente da Diretoria Regional do SIMESC, expôs os principais problemas enfrentados pelos profissionais do Hospital. Segundo ela, hoje, o maior deles está ligado à ausência de vínculo empregatício dos médicos plantonistas. Janine explica que atualmente são remunerados os regimes de plantão e de sobreaviso, no entanto, nenhum dos médicos possui vínculo empregatício. "É importante termos esclarecidos as relações trabalhistas que podemos ter estabelecidas. Trabalhamos como verdadeiros 'bóias-frias'. Seguimos uma série de deveres, literalmente vestimos a camisa e não estamos tendo nossos direitos preservados", declara ao lembrar que já foram feitas diversas tentativas de negociações com os órgãos competentes, todas sem sucesso; o que os levou a buscar auxílio do SIMESC.  
Continuando à reunião, o presidente do Sindicato, Dr. João Pedro Carreirão Neto, começou sua explanação com um breve resumo sobre as ações do SIMESC em defesa das conquistas do PCV da Saúde e da GDPM, além de informes recentes em nível nacional e estadual sobre o movimento médico. Em seguida, ele falou sobre a importância dos médicos da região se organizarem para lutar por seus direitos. "Vamos buscar alternativas para que os profissionais de Rio do Sul tenham uma relação justa de trabalho e seus direitos respeitados. É importante salientar que é um processo demorado, por isso, é preciso muita persistência e a mobilização do maior número de médicos, para garantir a conquista desses benefícios", explicou Dr. João Pedro, que fez questão de lembrar que foi justamente por meio de um trabalho árduo que o município conquistou, no passado, expressivos avanços com relação ao sobreaviso remunerado.  
O Presidente enfatizou também que todo trabalho médico deve ser remunerado e no caso de descumprimento, ou de irregularidades, o Sindicato está preparado para atuar de maneira precisa e eficiente. "O primeiro passo é sempre tentarmos bons resultados por meio de negociações pacíficas, no entanto, se for necessário, vamos buscar apoio da justiça”, afirma.  
Os médicos presentes também aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas sobre direitos trabalhistas e jurídicos com o Dr. Erial Lopes de Haro, assessor jurídico do Sindicato.  
Para Janine, a reunião foi bastante produtiva e esclarecedora. "A partir de agora, vamos seguir os encaminhamentos sugeridos pelo Presidente do SIMESC, durante a reunião. Vamos continuar tentando negociar, porém agora com o respaldo jurídico e sabendo quais são nossos reais direitos", conclui. 
Representando o SIMESC estavam, além do Presidente, Dr. João Pedro Carreirão Neto, o diretor adjunto de assuntos jurídicos, Dr. Alexandre Horn Vianna, o 1º tesoureiro, Dr. João Batista Bonnassis Jr., a coordenadora administrativa, Terezinha Koerich, além dos assessores jurídico e de imprensa, Erial Lopes de Haro e Uiara Sousa Zilli, respectivamente.  
 
Mais Informações:
Uiara Sousa Zilli
Assessora de Imprensa
28-02-2008


  •