13-11-2008 - Tubarão: Cirurgiões vasculares do HNSC realizam tratamento inédito de varizes

A radiofreqüência, uma nova técnica para o tratamento de varizes, foi utilizada pela primeira vez, nesta terça-feira (11/11), pela equipe de cirurgiões vasculares do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O método, intitulado 'Ablação Térmica de Varizes por Radiofreqüência', é menos agressivo e invasivo, se comparado à cirurgia tradicional, que necessita da retirada da veia safena. A paciente, uma senhora de 56 anos de idade, passa bem e deve voltar às suas atividades normais em poucos dias.
A equipe de cirurgiões vasculares do HNSC, formada pelos médicos Dr. Fernando Wagner, Dr. Reginaldo Boppré, Dr. Alberto Boppré e Dr. Felipe Mamprim, é a que, em nível nacional, tem maior experiência neste tipo de cirurgia. A radiofreqüência aplica energia sob a forma de calor através de um cateter, que atinge a veia e provoca uma alteração na sua parede, fazendo com que contraia e feche.
Segundo Dr. Felipe Mamprim, o método oferece algumas vantagens, como menos sangramento durante o procedimento, menos dor, menos inchaço na região e redução do pós-operatório de 30 para cinco dias. "As cirurgias de varizes estão cada vez menos agressivas. A maioria pode ser feita por meio de pequenas incisões e o tempo de internação hospitalar é reduzido", comenta o médico. Devido ao sucesso do novo procedimento, Dr. Mamprim participará, no próximo dia 22, de um congresso em Curitiba, para falar sobre o tema.
 
Fonte: ACM - 13-11-2008


  •