13-03-2009 - Jaraguá do Sul: Um raio-x no hospital

Inaugurado no final do ano passado, o Hospital de Massaranduba ainda não atende aos moradores da cidade. A estrutura que custou cerca de R$ 5 milhões, investimento da comunidade, dos empresários e da Prefeitura, precisa de adequações.
O prefeito Mário Fernando Reinke (PSDB) espera que os setores de engenharia e vigilância sanitária da Secretaria de Estado da Saúde vistoriem logo as instalações e apontem o que é preciso mudar. “Queremos conferir tudo que está certo e errado, para sabermos de onde partir. Esse verdadeiro raio-X vai nos ajudar a identificar os problemas”, diz.
Segundo Fernando Reinke, serão necessárias adequações que não constavam no projeto original. O acesso para o segundo andar do prédio, por exemplo, precisa de uma rampa, e a sala de raio-X, construída fora dos padrões da vigilância sanitária, deverá ser instalada em outro local.
Depois de resolver os problemas na construção, o prefeito precisa decidir como será o modelo de gestão, além de firmar convênios com o Serviço Único de Saúde (SUS) e com planos particulares.
A maior parte dos equipamentos e móveis comprados pela administração anterior ainda não foi montada. Alguns custos da obra foram pagos com a arrecadação da Festa Catarinense do Arroz, que acontece anualmente na cidade. No ano passado, o evento faturou R$ 500 mil.
Mesmo sem a vistoria, a Prefeitura instalou o Pronto-atendimento 24 horas no hospital. Antes, funcionava em um posto de saúde no Centro.
“Precisamos fazer manutenção diária. Há problemas com a rede elétrica, ar-condicionado e goteiras em dias de chuva”, aponta o prefeito Mário Fernando Reinke.
Uma equipe de oito profissionais não atende a casos complexos, como fraturas e cirurgias. Esses casos são encaminhados para hospitais de Jaraguá do Sul ou Blumenau. Quando a estrutura do hospital entrar em atividade, serão necessários pelo menos 50 profissionais.

MASSARANDUBA OITO ANOS DE ESPERA 
Massaranduba está sem hospital desde 2000, quando as irmãs franciscanas, que administravam o antigo Hospital Sagrado Coração de Jesus, suspenderam o atendimento. 

Fonte: AN Jaraguá - 13-03-2009


  •