27-01-2009 - Laguna: Fim de contrato deixa IML sem médico

O contrato do médico legista que atuava no Instituto Médico Legal (IML) de Laguna não foi renovado e os profissionais de Tubarão voltaram a ter de atender os casos da terra de Anita desde o início de 2009. A direção do Instituto Geral de Perícia (IGP) afirma que a situação é temporária: o Estado contará com 103 novos profissionais aprovados em concurso e, destes, quatro irão atuar em Laguna.
No IGP de Laguna, inaugurado no mês de agosto do ano passado, a maioria das atividades estão sendo realizadas normalmente, menos os serviços de necropsia e de exames de lesões corporais, já que não há mais médico legista no local. "Juridicamente não poderíamos renovar este contrato. Para que o IML de Laguna não fique sem médico legista estamos cogitando a hipótese de um profissional de Tubarão trabalhar no local por, pelo menos, duas vezes por semana, para realizar os exames de lesões, que são 90% dos serviços prestados. As necropsias continuariam sendo feitas no IML de Tubarão", comenta o diretor-geral do IGP, Giovani Adriano.
A previsão para que as atividades voltem a ser realizadas normalmente é somente para abril. "Estamos hoje com 103 pessoas aprovadas em concurso. Na última sexta-feira conseguimos efetivar a aprovação e estamos aguardando a liberação do governador para que eles possam iniciar a academia em 1° de março. A expectativa é de que comecem a atuar um mês depois", salienta Giovani.
Dos aprovados, quatro devem ser encaminhados para o IGP de Laguna: um médico legista, um perito criminal, um auxiliar de medicina legal e um auxiliar criminalístico. O IML de Tubarão também deve ganhar reforços, mas Giovani não soube informar quantos concursados serão encaminhados para a cidade.
A deficiência no número de servidores no IGP é histórica, segundo Giovani. "Antes não tínhamos um número suficiente de profissionais e isso passou a mudar em 2005, quando fomos desvinculados do Judiciário e ganhamos mais autonomia. A partir daí houve um processo de reestruturação e este momento foi um pouco moroso. Em 2007 trabalhamos nas ampliações dos postos e no ano passado realizamos o concurso, que foi o primeiro feito no Estado para o IGP. Estamos em processo de desenvolvimento", garante Giovani.

Fonte: Diário do Sul - 27-01-2009
  •