#

Jurídico do SIMESC orienta sobre o cumprimento da Lei das Doulas

O governador do Estado regulamentou a Lei Estadual 16.869/2016, por meio do Decreto 1.305/2017, obrigando as instituições de saúde pública e privada “a permitirem a presença de Doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente, sem ônus e sem vínculos empregatícios com os estabelecimentos acima especificados”. (art. 1º).

O SIMESC, certo da inconstitucionalidade da Lei, bem como do decreto que a regulamenta, está tomando as medidas judiciais necessárias para suspender os efeitos da lei e ter sua inconstitucionalidade decretada.

Entretanto, até que se tenha uma posição judicial diversa a norma está em vigor e a Assessoria Jurídica do SIMESC apresenta as orientações:

1.      Do Ingresso na instituição de saúde

Por meio da lei, as Doulas estão permitidas ingressar em hospitais e maternidades públicas e privadas mediante cadastro, que deve conter:

I – carta de apresentação com nome completo, endereço, número do CPF, RG, contato telefônico e e-mail;

II – cópia de documento oficial com foto;

III – detalhar procedimentos e técnicas que serão utilizadas no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, bem como descrever o planejamento das ações que serão desenvolvidas durante a assistência;

IV – termo de autorização assinado pela gestante para a atuação da doula no momento do trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

Após o cadastro na instituição, de acordo com a lei, para novo ingresso basta apenas o termo de autorização da gestante devidamente assinado.

2.      Da atividade que pode desempenhar

A doula pode desempenhar suas atividades utilizando os seguintes materiais de trabalho:

I - bola de exercício físico feita de material elástico macio e outras bolas de borracha;

II - bolsa de água quente;

III - óleos para massagens;

IV - banqueta auxiliar para parto;

V - equipamentos sonoros. 

3.      Do limite de atuação da Doula

A lei proíbe as doulas de exercerem procedimentos médicos, clínicos e de enfermagem.

Dessa forma, o SIMESC orienta os médicos, inicialmente, a permitirem que as doulas realizem seu trabalho, observando o limite estabelecido. Caso a doula interfira no ato médico, seja exercendo ilegalmente a medicina, seja impedindo que o médico desempenhe sua atividade, o médico deve, inicialmente, adverti-la de seu limite de atuação. Caso persista, assim que possível, o médico deve registrar boletim de ocorrência com duas testemunhas, indicando o fato ocorrido.

O médico deve também comunicar a situação ao Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) para que o mesmo tome conhecimento e faça o encaminhamento adequado.

No âmbito do estabelecimento, deve-se registrar o fato no prontuário da paciente e no livro de registros de ocorrência.

A Assessoria Jurídica do SIMESC está à disposição dos médicos filiados para mais orientações pelos telefones (48) 996218625 – Assessoria Jurídica 24 horas ou no horário comercial, pelos números 0800 644 1060 ou (48) 3223 1060. Também pode ser encaminhado um e-mail para juridico@simesc.org.br

Vanessa Vieira Lisboa de Almeida – advogada da Assessoria Jurídica do SIMESC


  •