#

Médicos prestigiam primeira atividade da Regional SIMESC Brusque

Galeria de fotos do evento

Médicos prestigiaram na noite de 26 de julho, quinta-feira, no hotel Montez, em Brusque a palestra Responsabilidade Civil do Médico – Atualidades, proferida pelo advogado da Assessoria Jurídica do SIMESC, Erial Lopes de Haro. A atividade marca a primeira ação da Diretoria Regional Brusque Gestão 2018-2021.

“É um momento importante para esse início de atividades contarmos com a presença de tantos colegas da nossa Regional e sermos prestigiados pelos representantes da diretoria Executiva, com quem somos aliados do mesmo pensamento de estarmos unidos para fortalecermos a nossa categoria”, destaca o presidente SIMESC Regional Brusque, Humberto Teruo Eto.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, acompanhado do vice-presidente Leopoldo Alberto Back, prestigiou o evento, que teve a participação de Laércio Cadore (diretor de Informática e já integrou a DR Brusque) e Mônica Helen Winnikow (tesoureira Regional Blumenau).

“Muito bom estar de volta ao convívio com os colegas e amigos médicos de nosso Estado. É um momento significativo porque o SIMESC ficou nos últimos tempos mais restrito às ações na capital. Nossa meta nesse momento é remontar as diretorias regionais para termos novamente um Sindicato representativo em todas as regiões do Estado, fazendo valer o que acreditamos: que todos os médicos têm igual importância para a nossa Entidade”, declarou.

Leopoldo Back disse estar muito satisfeito em rever a grande motivação nos dirigentes médicos. “Observo um grande entusiasmo nessa nova gestão e isso nos mostra a responsabilidade perante toda a categoria”, destaca.

“Fiz parte dessa diretoria Regional por muitos anos e quando fui convidado a integrar a Diretoria Executiva não hesitei. Sei o quanto é importante termos um médico de outra cidade podendo participar do debate estadual do SIMESC. Permaneço em Brusque e sei que minha nova ocupação no Sindicato fortalecerá a nossa atuação aqui na região e certamente em todo o Estado”, destaca Laércio Cadore.

De acordo com o tesoureiro Regional, Charles Machado, o momento é de ampliar as atividades do Sindicato. “Temos uma relação especial com os médicos da nossa região e não nos esquivaremos de estarmos presentes e atentos às demandas”.

O secretário André Karnikowsk reforçou que novas atividades como a palestra do advogado Erial estão sendo programadas ainda para este ano. “O médico vive em função da profissão e deixa de se informar sobre possíveis problemas da nossa prática profissional. Nesses encontros, além da informação, promovemos a interação e a troca de experiências”, declara.
Ocupando pela primeira vez a diretoria do SIMESC, Mônica Winnikow avaliou a atividade da Regional Brusque. “O Sindicato tem que estar perto do médico, tem que promover esse tipo de atividade. Nesses encontros a gente consegue fazer contatos, ampliar debates e ver que temos diretores engajados em fazer um bom trabalho. Estamos em Blumenau também muito motivados a fazer o melhor pelos nossos colegas”, destaca.

Palestra

Durante a palestra, o advogado Erial apresentou dados alarmantes. “Atualmente 9% dos médicos brasileiros em atividade são processados. E os motivos são os mais variados principalmente se nos atentarmos que a medicina hoje é tratada como um produto, que a Justiça gratuita é acessível e que muitos advogados incitam os pacientes a processarem os médicos”, alertou.

De acordo com o Erial, a banca de advogados do SIMESC é responsável por atender 78% dos processos no Conselho Regional de Medicina (CRM/SC), com absolvição de 85%. “O médico tem que estar atento a situações de sua rotina de trabalho que podem facilitar sua defesa. Um dos casos é o prontuário médico, que tem que ser muito detalhado e especificar todas as consultas e procedimentos. Há casos de ações iniciadas alguns anos depois do procedimento e o médico certamente não lembrará de detalhes daquele atendimento. Mas se tiver a memória detalhada em um prontuário, o advogado terá chances muito maiores de uma defesa ampla e absolvição”. Erial orientou os médicos também sobre a importância do seguro de responsabilidade civil.

A jornalista Carla Cavalheiro, da Assessoria de Comunicação e Imprensa, e o funcionário Jean Proêncio acompanharam as atividades em Brusque.


  •