#

O MÉDICO NÃO É O CULPADO PELOS PROBLEMAS DA SAÚDE

Nota em apoio aos Pediatras do Hospital Infantil Joana de Gusmão 

O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) solidariza-se com os Médicos Pediatras do Hospital Infantil Joana de Gusmão e demais profissionais de Saúde, que em meio ao cenário de superlotação têm se esmerado para assegurar atendimento aos pacientes.

Infelizmente os mesmos que precisam lidar com a sobrecarga física e mental para ajudar os pequenos pacientes, dentro das limitações impostas, têm enfrentado episódios de violência física e verbal que estão se proliferando nas redes sociais e instigando outras pessoas a repetirem os atos.

O médico não é o culpado pelos problemas na Saúde!

Assim como a população, os pediatras são reféns da falta de ações efetivas dos gestores para assistência digna aos pacientes.

Há anos, as Entidades Médicas alertam que é preciso contratar profissionais com remuneração e condições de trabalho adequadas. Sem mudanças, a situação não será melhorada!

Reforçamos à Secretaria de Estado da Saúde para que respostas mais rápidas sejam dadas ao Hospital Infantil Joana de Gusmão, assim como as demais unidades de Saúde do Estado, que além da falta de pediatras enfrentam o déficit de UTIs pediátricas e neonatais.

Insistimos que nossas autoridades constituídas - leia-se também nossos deputados estaduais, tenham responsabilidade nas críticas e comentários que, no exercício de suas funções, venham a fazer.

Todos - realmente todos!, temos interesse em prestar bons serviços quando da assistência em saúde mas para isso o apoio da sociedade se faz necessário.

Conselho Superior das Entidades Médicas

Associação Catarinense de Medicina – ACM

Academia de Medicina de Santa Catarina – ACAMESC

Conselho Regional de Medicina – CRM – SC

Sindicato dos Médicos de Santa Catarina – SIMESC

Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense - SIMERSUL


Santa Catarina, junho de 2023


  •