#

SIMESC reúne-se com médicos do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos

No dia 13 de julho, dirigentes do SIMESC participaram de reunião com médicos do corpo clínico do Hospital de Caridade Bom Jesus dos Passos, em Laguna, para discutir o problema de atrasos salariais dos profissionais da saúde.

De acordo com os médicos, o hospital parou de receber este ano um convênio extra que permitia o bom funcionamento da instituição e também o pagamento em dia. Desde então, o repasse de recursos financeiros tem sido insuficiente para arcar com os custos. Algumas especialidades estão há quatro meses sem salários e a questão afeta inclusive outras áreas da saúde, como a fisioterapia.

Com a persistência desta situação, médicos do corpo clínico produziram um documento que será encaminhado à direção do hospital e ao Ministério Público, a fim de encontrar o melhor caminho para a resolução do problema. O documento teve a análise da diretoria e do corpo jurídico do SIMESC, que considerou uma importante iniciativa na busca por respostas aos obstáculos enfrentados pelos médicos.

O diretor técnico, Gabriel Scalon Betzkowski, diz que há boa vontade do hospital em resolver a questão. “A administração nos confirmou que está buscando, até o final do mês de julho, recursos para atender as demandas e, principalmente, colocar em dia os salários atrasados. Além disso, há a expectativa que a partir de julho haverá um significativo aumento de recursos que serão repassados ao hospital, que a princípio conseguirá suprir as nossas demandas”.

O presidente do SIMESC, Cyro Soncini, informou que no dia 25 deste mês haverá uma reunião do COSEMESC com a presença da Secretária de Saúde do Estado, Carmen Zanotto, e que abordará o assunto durante o encontro. “Será uma boa oportunidade de conversar, ouvir o que a secretária tem a dizer e definir os próximos passos para que o problema seja resolvido de forma definitiva e o mais breve possível”, comentou.

Garibaldi Monteiro Bastos, presidente do SIMESC Regional Laguna, comprometeu-se a acompanhar o andamento da situação, dialogar com a administração do hospital e manter o contato com o diretor técnico e a equipe médica. “Vamos acompanhar de perto os desdobramentos das ações vigentes neste mês de julho e intervir naquilo que for de nossa competência”.

O diretor Executivo do SIMESC, Odimar Pacheco, colocou a Entidade à disposição para colaborar com os médicos até que a situação seja resolvida “Teremos algumas respostas em agosto e nosso papel é analisar os resultados, mas principalmente nossa preocupação é com os salários atrasados. Se essa questão não for resolvida, nós podemos marcar uma nova reunião para conversar sobre quais os próximos passos, com todo o suporte da assessoria jurídica do SIMESC, pois um problema tão grande como esse não pode continuar persistindo”.

Também participaram da reunião os advogados Rodrigo Leal e Ismael Carvalho, o jornalista Eduardo Schmidt e a coordenadora do SIMESC, Juliana da Silva.


  •