#

Nota de Esclarecimento

À população de Joinville

 

            Recentemente, um cidadão de Joinville fez postagem de vídeo criticando a existência de um espaço para o repouso médico nas unidades de saúde daquele município. Disse ele, em completa ignorância do que é um atendimento em saúde, que o eventual descanso de médicos durante horário de trabalho é o principal responsável pelas filas, demora e ineficiência no atendimento ao público. A Lei Estadual 17.617/2018 assegura este direito, não apenas aos médicos, mas a todos os profissionais de plantão. As unidades têm regras e rotinas estabelecidas, inclusive na questão dos descansos, que devem ser seguidas.

 

Desconhecimento total de quem busca o exibicionismo exacerbado!

 

            As dificuldades nos atendimentos aos cidadãos que procuram as unidades de saúde dizem mais respeito aos gestores do que aos profissionais. A carência de recursos humanos, a demanda sempre crescente, o tempo excessivo para que os exames complementares sejam apresentados ao médico solicitante, dentre outros, são empecilhos que dificultam muito o trabalho!

Gestores responsáveis pelas unidades de saúde são cobrados incansavelmente para solucionar definitivamente os problemas enfrentados. É crucial reconhecer que os médicos, assim como os demais profissionais, devem ser capazes de exercer suas funções em um ambiente de trabalho adequado, que inclua boa alimentação e períodos regulares de descanso. O equilíbrio físico e emocional dos profissionais é fundamental para garantir um atendimento de qualidade aos pacientes. Lamentavelmente, nem sempre essa realidade prevalece.

O Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina, representante legal da categoria, vem confirmar, sim, que a população de Joinville merece respeito e afirma que os médicos de nossa maior cidade, dedicados e comprometidos com o serviço público na assistência à saúde, também o merecem.

A união de esforços é necessária para aprimorar o funcionamento do SUS. Para isso temos que colocar luz aos problemas a serem enfrentados com urbanidade e bom senso. Questões pontuais não podem ser confundidas com generalizações equivocadas.

 

Diretoria Regional de Joinville 

Diretoria Executiva

  •