Governador entrega neste sábado a Central de Regulação do SAMU / Balneário Camboriú

O governador do Estado, Luiz Henrique, vai inaugurar neste sábado, 26 de janeiro, a Central de Regulação do SAMU Foz do Rio Itajaí, localizada  em Balneário Camboriú. A inauguração será às 11h, e também contará com a presença do vice-governador Leonel Pavan, que na mesma ocasião assume como governador em exercício, do Coordenador Nacional de Urgência e Emergência, Cloer Véscia Alves, do Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, do Secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celso Dellagiustina, entre outras autoridades regionais.
Na cerimônia também será entregue uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), e a partir deste evento as ligações para o 192 passarão a ser divididas entre as Centrais de Blumenau (Vale do Rio Itajaí) e de Balneário Camboriú (Foz do Rio Itajaí), aliviando o sistema. “Cortando a área de abrangência de cada Central quase pela metade vamos garantir ainda mais resposta e agilidade em situações de urgência e emergência, principalmente na temporada, quando Balneário tem uma sobrecarga populacional”, observa Dado Cherem. A Central de Regulação Foz do Rio Itajaí estará a serviço das populações de Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Piçarras, Porto Belo, Nova Trento e Major Gercino.
Instalada na Rua Noruega, 669, no Bairro das Nações, esta Central do SAMU é pioneira por seu perfil integrado aos serviços de socorro da Secretaria de Estado da Segurança Pública. “Direcionando os casos clínicos para o SAMU e atuando em conjunto nos de trauma com o Corpo de Bombeiros , vamos evitar duplicidade no atendimento e desperdício de recursos”, explica a dra. Cristina Machado Pires, Coordenadora Estadual do SAMU. “ Além disto vamos dar apoio técnico à Polícia Militar nos casos de Saúde direcionados ao 190 e a intenção é que esta prática seja, gradualmente, adotada em todos os SAMUs do Estado”, completa.
O primeiro SAMU catarinense foi instalado em Chapecó, no dia 7 de novembro de 2005, a partir de longas negociações estabelecidas de forma Tripartite, ou seja, com a participação dos governos federal, estadual e municipal. Responsável pela regulação dos chamados e pelo envio de unidades medicalizadas, o SAMU já atendeu quase 400 mil ligações em dois anos. “Por ser um mecanismo de triagem, cabe às equipes do SAMU não apenas classificar as urgências mas também destinar o paciente, quando necessário, a um serviço especializado”, explica Roberto Hess de Souza, Superintendente de Regulação e Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde.
Nos casos mais graves, que exigem ações invasivas ou de terapêutica médica, uma UTI Móvel é enviada ao local, para que um médico responda pelo atendimento. O envio de uma ambulância é justificado em casos de acidente de trânsito, ataques do coração, convulsões, desmaios prolongados, envenenamentos e intoxicações. A Central não está autorizada a enviar viaturas para retirada de gesso, doação de sangue e realização de exames.
Em Santa Catarina o SAMU conta com 1.200 profissionais, mais de 70 Unidades de Suporte Básico de Vida, 20 Unidades de Suporte Avançado e um helicóptero em convênio com a Polícia Rodoviária Federal. No ano passado o serviço foi acionado pela população 437.855 vezes, dando suporte básico ou avançado para 94.171 urgências, com taxa de mortalidade de 0,58%. A macro-região do Vale do Itajaí foi a que apresentou o maior percentual de atendimentos, pois partiram dali 30% das chamadas. Mais informações pelo fone: (48) 3212-1614.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde - 24-01-2008
(48) 3221-2071, 9911-3728, ana@lavratti.com


  •