#

SAMU Foz do Rio Itajaí, instalado em Balneário Camboriú, tem perfil pioneiro no país

A Secretaria de Estado da Saúde inaugurou neste sábado, 26 de janeiro, a Central de Regulação do SAMU Foz do Rio Itajaí, localizada  em Balneário Camboriú. A partir desta semana a nova Central será responsável pelos atendimentos de Urgência e Emergência prestados à população de Balneário Camboriú, Bombinhas, Brusque, Camboriú, Guabiruba, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha, Piçarras, Porto Belo, Nova Trento e Major Gercino.
“O desempenho do SAMU em Santa Catarina é a consolidação bem sucedida de um projeto do Ministério da Saúde”, elogiou o Coordenador de Urgência e Emergência do Ministério, Cloer Vescia Alves. “Por seu perfil integrado, este SAMU deve servir de exemplo para todo o país”, prospecta o Secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, referindo-se à parceria, pioneira, com os serviços de socorro da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
“Direcionando os casos clínicos para o SAMU e atuando em conjunto nos de trauma com o Corpo de Bombeiros , vamos evitar duplicidade no atendimento e desperdício de recursos”, explica a dra. Cristina Machado Pires, Coordenadora Estadual do SAMU. “ Além disto vamos dar apoio técnico à Polícia Militar nos casos de Saúde direcionados ao 190 e a intenção é que esta prática seja, gradualmente, adotada em todos os SAMUs do Estado”, completa.
Participaram da cerimônia, na qual também foi entregue uma Unidade de Suporte Avançado (UTI Móvel), o governador Luiz Henrique, o vice-governador Leonel Pavan, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Eliésio da Silva, o Secretário de Desenvolvimento Regional de Itajaí, Dão Koedermann, os deputados estaduais Jandir Bellini e Serafim Verzon, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Celso Dellagiustina, o prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Spernau, e o prefeito de Camboriú, Edson Olegário.

Fonte: SES - 28-01-2008


  •