A Assembléia Legislativa aprovou na última sessão de 2007 um projeto de lei encaminhado pelo governo do Estado autorizando a cessão, para a Universidade do Sul de SC (Unisul), gratuitamente e pelo período de 10 anos, de cerca de mil metros quadrados de área no 8º andar do Hospital Celso Ramos, no Centro de Florianópolis.
O artigo 2º do projeto diz que "a concessão de uso tem por objetivo a disponibilização de área física visando permitir o acesso às tecnologias e o funcionamento de trabalhos de apoio pedagógico, grupos de estudos e atividades curriculares obrigatórias de alunos do Curso de Medicina da Unisul".
De acordo com o diretor de patrimônio da Secretaria de Estado da Administração, Pedro Abel, a cessão estava prevista em um convênio assinado em 2006 entre a unidade de ensino e a Secretaria da Saúde.
- O projeto de lei tem amparo legal e está plenamente dentro dos padrões - disse Abel.
Em contrapartida, os estudantes também atenderão a população, uma vez que o Celso Ramos é hospital público. O projeto prevê a assinatura de um contrato detalhando as responsabilidades do Estado e da Unisul.
No entanto, já está definido que a universidade, que não é pública, será responsável pela reforma e manutenção do espaço. Vencido o prazo de 10 anos, a área volta a domínio do Estado sem qualquer custo, prevê o projeto. O Hospital Celso Ramos é centro de referência estadual em neurocirurgia.
Fonte: Diário Catarinense - 08-01-2008