Acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram no dia 21 de outubro de reunião promovida pela diretoria de Apoio ao Graduando do SIMESC, no Hospital Universitário. O encontro foi comandado pela diretora Sônia Bristot e pelo advogado da Assessoria Jurídica da entidade, Rodrigo Machado Leal.
“Essas reunião são realizadas todos os semestres com os alunos das fases finais dos cursos de medicina. É o primeiro contato dos futuros médicos com o Sindicato quando podemos apresentar o nosso trabalho e explicar a importância deles estarem vinculados à entidade como garantia de juntos podermos lutar por melhorias de condições de trabalho e remuneração”, conta Sônia.
O advogado Rodrigo Leal explicou aos alunos sobre os contratos de trabalho e os riscos que eles apresentam a quem vai iniciar na profissão. “O Sindicato dá aos médicos o apoio para que, antes de assinarem os contratos, saibam que riscos poderão correr e que vantagens terão como trabalhador. O médico tem direitos que muitas vezes não são cumpridos e são escondidos por propostas financeiras atraentes”, alerta.
A diretoria de Apoio ao Graduando do SIMESC realiza ações não só nas faculdades de Medicina da Grande Florianópolis. Com a alteração estatutária realizada em 2011, as diretorias regionais de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Lages e Tubarão têm diretores de Apoio ao Graduando realizando ações com os estudantes. “Estamos fortalecendo a ação sindical com os futuros profissionais. É uma demanda nova de trabalho que precisa ser intensificada devido às mudanças na rotina de trabalho do médico”, encerra Sônia.
-
79d42e0fe76e43cb9d9c81a700aa1d6f.jpg
-
43499effbd064ff2a0d61f73552fa646.jpg