Dirigentes do SIMESC foram convidados para participar da reunião promovida pelo Centro Acadêmico Livre de Medicina da UFSC (Calimed) para uma conversa com os calouros do curso. O presidente do Sindicato, Cyro Soncini, apresentou a entidade, falou do compromisso dos profissionais com a medicina e fez uma abordagem sobre o panorama atual da saúde no país.
"O programa federal que trouxe intercambistas para o Brasil é uma prova de que há brasileiros de primeira e segunda classe. O de primeira classe é atendido no Sírio Libanês. O de segunda classe, por intercambistas que não têm sua qualificação validada para atender o povo brasileiro", destacou.
Cyro informou também que em 2014, o Sindicato tem como proposta se aproximar mais dos acadêmicos. "Estamos mais perto de quem está se formando. Mas esse ano criamos o Núcleo Acadêmico, com a participação de mais diretores para estreitarmos o contato também com os estudantes dos primeiros anos dos cursos de Medicina".
A diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Eliane Soncini, contou aos estudantes que quando ela estava na universidade não teve a chance de conhecer as entidades médicas. "Vocês estão tendo a chance de se formar médicos e conhecer antecipadamente que há entidades que defendem a nossa profissão", destacou.
Após a apresentação do SIMESC, o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Aguinel Bastian Júnior, apresentou as atividade da ACM e destacou a importância do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC). "Somos a união de entidades médicas, que mesmo com atuações diferentes, nos unimos em defesa dos médicos. Tudo o que a gente conquistar para o médico, refletirá na sociedade".
O diretor Jurídico, Gilberto da Veiga e a advogada da Assessoria Jurídica, Vanessa Lisboa de Almeida também participaram do encontro.
-
79bcc8f1ecd34d47a9ff984d8e8efa73.jpg
-
4603e97e785942f2aa36c0362621608c.jpg
-
9686936c25e04a049d15e6de9bbce4d8.jpg