Representantes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) estiveram reunidos na quinta-feira (05/6) com os graduandos do 6º ano de medicina da Unisul Palhoça. O encontro foi realizado na instituição de ensino e teve como objetivo a aproximação do Sindicato com os futuros médicos.
A diretora de Apoio ao Graduando em Medicina, Eliane Soncini, iniciou a reunião apresentando o SIMESC aos acadêmicos . “É o Sindicato que defende o médico, é o aliado do profissional e quem representa legalmente a categoria”, destacou Eliane
A diretora também citou os serviços oferecidos gratuitamente aos médicos filiados (Assessoria Jurídica, Assessoria Contábil, Assessoria Previdenciária e Assessoria de Imprensa). Ela explicou que o recém- formado tem um valor diferenciado para se fliliar ao Sindicato. “O médico para utilizar de todos esses serviços precisa desembolsar um valor muito baixo. Para os recém- formados a diretoria do SIMESC se preocupou em estabelecer um valor ainda mais acessível, apenas R$ 72 por semestre”.
O diretor de Assuntos Jurídicos do SIMESC e integrante do Núcleo Acadêmico, Gilberto Digiácomo da Veiga, lembrou que o SIMESC também oferece o Plantão de Diretoria – Um diretor médico disponível para atender por telefone das 11h às 21h, e a Defensoria Médica 24 horas – um advogado de plantão para atender casos de emergências a qualquer hora.
“Muitas vezes durante o trabalho ocorrem situaçoes incomuns e o médico não sabe como agir. Nesses casos, por exemplo, ele pode acionar os nossos advogados. Certamente no início da carreira as dúvidas serão comuns e já queremos deixar os nossos serviços à disposição”, afirmou Gilberto.
Outro assunto tratado pelo diretor foi referente ao Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica ( Provab) – programa do governo federal que oferece incentivos aos profissionais da saúde que prestam atendimento em áreas de difícil provimento. Uma dos benefícios são pontuações na seleção da residência médica. “ A princípio pode parecer ser vantajoso, mas nós somos totalmente contra. O Provab não contribuiu para a fixação de médicos em locais remotos, além disso acaba colocando o recém -formado em risco, tendo em vista que atuará em locais se a mínima estrutura, fundamentais para o bom desenvolvimento da medicina”.
A jornalista do SIMESC Camila Spolti também conversou com os estudantes e chamou a atenção para o aumento de notícias negativas na imprensa destacando o nome de médicos . Ela orientou que os futuros profissionais acionem o departamento de Comunicação do SIMESC quando for necessário. “Trabalhamos sempre em parceria com a assessoria jurídica para avaliar os casos que envolvam negativamente o filiado na mídia com o objetivo de sempre reduzir o prejuízo ao médico. É importante que o médico tenha a consciência que antes de qualquer depoimento à imprensa que possa comprometê-lo que procure o serviço oferecido pelo SIMESC”.
As reuniões do SIMESC com os graduandos em medicina ocorrem sempre com os acadêmicos das últimas fases e não são restritas à Grande Florianópolis. Os diretores de Apoio ao Graduando das Regionais também estão agendando reuniões e conforme irão ocorrendo as informações serão disponibilizadas no site do SIMESC.
-
abbe558cc4664f14a86c3a2ba9dc7b93.jpg
-
648d61a898e441cb89059b44a09f5057.jpg
-
4e6fafbd78674c38b639854472a5da31.jpg
-
7929d5fdd9504357910fa667ae4de39b.jpg