A turma da 12ª fase de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu nesta quinta-feira (13/11) no hospital Universitário, em Florianópolis representante do SIMESC. O encontro faz parte do cronograma de atividades do Sindicato que visa estimular o convívio com os futuros médicos.
A reunião foi comandada pela diretora de Apoio ao Graduando em Medicina, Eliane Soncini, que explanou sobre as ações realizadas pelo Sindicato na defesa da categoria e também sobre os serviços oferecidos gratuitamente aos médicos filiados como assessoria jurídica especializada na área médica, assessoria contábil , assessoria previdenciária e imprensa. “O médico para utilizar de todos esses serviços precisa desembolsar um valor muito baixo. Para os recém- formados a diretoria do SIMESC se preocupou em estabelecer um valor mais acessível, apenas R$ 72 por semestre”.
A diretora também lembrou que o Sindicato é a entidade que representa os médicos e que os diretores do SIMESC não são remunerados para exercerem os cargos que ocupam na entidade. “É o Sindicato que defende o médico, é o aliado do profissional e quem representa legalmente a categoria”, destacou.
O assessor jurídico do Sindicato, Erial Lopes de Haro, alertou os acadêmicos a importância de uma assessoria jurídica especializada na área médica, tendo em vista o crescimento no número de processos contra médicos - 500% nos últimos anos. Ele também destacou a necessidade da prevenção "Hoje para um médico ter um site, cartão de visitas existem regras. São coisas pequenas que os profissionais às vezes não sabem, mas que se não seguirem as normas podem ter transtornos perante o CFM e por meio de nossa assessoria podemos orientar", explicou o advogado.
O diretor de Assuntos Jurídicos, Gilberto Digiácomo da Veiga, ratificou a importância da prevenção contra processos éticos e judiciais. “Principalmente neste início de carreira vocês precisam estar muito atentos. Se tiverem alguma dúvida referente a contrato de trabalho ou como agirem em determinada situação, entrem em contato com os nossos advogados ou com os diretores do Sindicato. Estamos dispostos a orientar e ajudar vocês”.
O 1º tesoureiro, Fábio Schneider, compartilhou com os acadêmicos a experiência de ser um diretor sindical. “Quando entrei no Sindicato imaginava tudo muito diferente, mas me surpreendi e pra mim é muito satisfatório integrar esta equipe e acompanhar a luta de entidade pelos médicos”.
A assessora de imprensa Camila Spolti também conversou com os acadêmicos e chamou a atenção para o aumento de notícias negativas na imprensa e nas redes sociais destacando o nome de médicos.“Trabalhamos sempre em parceria com a assessoria jurídica para avaliar os casos que envolvam negativamente o filiado na mídia com o objetivo de sempre reduzir o prejuízo ao médico. É importante que o médico tenha a consciência que antes de qualquer depoimento à imprensa que possa comprometê-lo que procure o serviço oferecido pelo SIMESC”.
-
f853bfb495a349e88547f54e7bc02018.jpg
-
c579b3ce48ca4a85a01ca09ad5a55929.jpg
-
3b5471649a6d44acb21d10348d5bf4d5.jpg
-
a3e790886b1245898e830be8a9f8f952.jpg