Os 50 calouros do primeiro semestre de 2015 do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina participaram no dia 11 de março, de reunião com dirigentes do SIMESC. O encontro, realizado no Centro de Ciências da Saúde da unidade de ensino teve a participação dos diretores Eliane Soncini (diretora de Apoio ao Graduando em Medicina), Gilberto da Veiga (diretor de Assuntos Jurídicos) e Giovana Gomes Ribeiro (diretora de Assuntos Sociais e Culturais) e jornalista Carla Cavalheiro (assessora de Comunicação e Imprensa).
Eliane iniciou a conversa detalhando as atividades do Sindicato e a importância dos estudantes saberem na primeira fase do curso que durante a carreira terão apoio da entidade para as questões que envolvem o trabalho médico. "Os serviços do Sindicato são especializados na área que trabalhamos. Não é segredo para ninguém o aumento do número de processos contra médicos e hoje o Sindicato disponibiliza os advogados não só para defender, mas principalmente, para orientar os médicos sobre a profissão".
Gilberto da Veiga reforçou e detalhou aos acadêmicos sobre a importância de uma assessoria jurídica especializada na área médica, tendo em vista o crescimento no número de processos contra médicos - 500% nos últimos anos. Ele também destacou a necessidade da prevenção "Hoje para um médico ter um site, cartão de visitas existem regras. São coisas pequenas que os profissionais às vezes não sabem, mas que se não seguirem as normas podem ter transtornos ", explicou.
Giovana Ribeiro esclareceu sobre a dedicação dos dirigentes do Sindicato, que "não são remunerados para esta função, mas que compreenderam a importância da força da categoria para buscar melhores condições de trabalho e remuneração".
A jornalista Carla falou sobre o trabalho realizado para a diretoria do SIMESC, com a produção de material específico como revistas e o Momento SIMESC e destacou sobre as notícias negativas na imprensa e nas redes sociais destacando o nome de médicos.“Trabalhamos sempre em parceria com a assessoria jurídica para avaliar os casos que envolvam negativamente o filiado, com o objetivo de sempre reduzir o prejuízo ao médico. É importante que o médico tenha a consciência que antes de qualquer depoimento à imprensa que possa comprometê-lo que procure o serviço oferecido pelo SIMESC”.
O encontro teve o apoio dos funcionários Ana Cristina da Silva e Márcio Alex.
-
6cacaa04d150434c9cee07872a1348eb.jpg
-
0780706af8724239ac7720f52a781d53.jpg
-
4f418a08d43d4c04bdf3d14ed37e1710.jpg
-
b2b9dfa4b9b74bf591e200876b769ffc.jpg