O Núcleo Acadêmicos do SIMESC realizou no dia 17 de junho uma reunião com os formandos de medicina da UFSC. A diretora de Apoio ao Graduando em Medicina, Eliane Soncini, acompanhada do diretor de Assuntos Jurídicos, Gilberto Digiácomo da Veiga, da diretora de Assuntos Sociais e Culturais, Giovana Gomes Ribeiro, da advogada da Assessoria Jurídica, Vanessa Lisboa de Almeida, da jornalista Carla Cavalheiro e do funcionário Jean Proêncio, apresentou as atividades do Sindicato.
"Nossa proposta é apresentar para os futuros médicos as atividades do SIMESC para que eles tenham ideia do nosso trabalho e do quanto é importante a filiação para o fortalecimento da categoria", explicou Eliane, que também explicou sobre as ações realizadas pelo Sindicato na defesa da categoria e também sobre os serviços oferecidos gratuitamente aos médicos filiados como assessoria jurídica especializada na área médica, assessoria contábil , assessoria previdenciária e de imprensa. “O médico para utilizar de todos esses serviços precisa desembolsar um valor muito baixo. Para os recém- formados a diretoria do SIMESC se preocupou em estabelecer um valor mais acessível, apenas R$ 90 por semestre. Antes de pagar a primeira semestralidade, o Sindicato permite que, por 90 dias o recém formado tenha acesso a todos os nosso serviços”, esclarece.
Gilberto da Veiga falou alertou sobre a importância de uma assessoria jurídica especializada na área médica, tendo em vista o crescimento no número de processos contra médicos - 1600% nos últimos 10 anos. "O SIMESC mantém contrato com um escritório especializado em Direito Médico que presta gratuitamente os serviços aos médicos filiados, com exceção para algumas situações como perícias e sucumbências", reforçou.
A advogada Vanessa destacou a necessidade da atenção às normas do código de ética médica, como por exemplo, às que dizem respeito à publicidade médica. "Hoje para um médico ter um site, cartão de visitas existem regras. São coisas pequenas que os profissionais às vezes não sabem, mas que se não seguirem as normas podem ter transtornos perante o CFM e por meio de nossa assessoria podemos orientar", explicou.
A diretora Giovana relatou a importância de os recém formados terem orientação jurídica antes de assumirem contratos de trabalho. "Há diferença, por exemplo, em contratos de pessoa física e pessoa jurídica que não é ensinado na faculdade. Há contratos que no primeiro momento nos parecem bem atrativos mas que na verdade não nos garantem direitos profissionais. Por isso, sempre indico que consultem um dos nossos advogados para terem certeza de que estão no caminho certo".
A jornalista Carla falou sobre a repercussão de informações nas redes sociais e sobre o cuidado com a postura no desempenho das atividades para evitar problemas midiáticos. “Trabalhamos sempre em parceria com a assessoria jurídica para avaliar os casos que envolvam negativamente o filiado, com o objetivo de sempre reduzir o prejuízo ao médico. É importante que o médico tenha a consciência que antes de qualquer depoimento à imprensa que possa comprometê-lo que procure o serviço oferecido pelo SIMESC”, afirmou.
-
3b382f9fc2cf4a52b0a289111ae03aa0.jpg
-
8cbc8b851a0140f1931f48606aa157ea.jpg
-
de14faef97d340739f6c648d33440e17.jpg
-
5d0aed17923f4f1c88745db444fc5adf.jpg