Os acadêmicos do 6º ano da Universidade do Sul de Santa Catarina de Palhoça (Unisul) receberam nesta terça-feira (23/06) os representantes do SIMESC. O objetivo da reunião foi a apresentação do Sindicato aos futuros médicos.
O tesoureiro do SIMESC, Vânio Cardoso Lisboa, iniciou a conversa explicando quais são as funções do SIMESC e algumas ações comandadas recentemente pela entidade “ O papel do Sindicato é lutar pelo médico e representá-lo. Estamos sempre envolvidos em demandas que vão desde remuneração há condições de trabalhos”.
O tesoureiro também destacou os serviços oferecidos gratuitamente aos filiados como assessoria jurídica, assessoria previdenciária, assessoria contábil e de imprensa e enfatizou que os recém-formados têm uma semestralidade com valor diferenciado ”Logo ao se registrarem no Cremesc vocês irão receber um boleto do SIMESC em casa e terão 90 dias para usufruir dos serviços gratuitamente, depois disso se tiverem interesse pagam o boleto e permanecem filiados”.
O vice-presidente do SIMESC, César Ferraresi, acrescentou que os dirigentes do Sindicato dos Médicos não são remunerados e que a filiação é a única maneira de manter um Sindicato forte. O vice- presidente explicou que a entidade tem como uma das metas uma aproximação maior com os acadêmicos “Precisamos ter convívio desde as primeiras fases. Os recém formados estão muito vulneráveis no mercado e nós podemos contribuir”.
O assessor jurídico do SIMESC , Erial Lopes de Haro, informou que os processo contra médicos tem aumentado (1.600% nos últimos 10 anos) e que os filiados do SIMESC têm direito a assessoria gratuita. Erial alertou para a importância da prevenção. “ Antes de assinar um contrato de trabalho ou até mesmo criar um site é importante que os médicos nos procurem. Para alguns casos existem regras e podemos auxiliar, evitando transtornos futuros“.
A jornalista do SIMESC Camila Spolti também conversou com os estudantes e chamou a atenção para o aumento de notícias negativas na imprensa e nas redes sociais envolvendo médicos. Ela orientou que os futuros profissionais acionem o departamento de Comunicação do SIMESC quando for necessário. “Trabalhamos sempre em parceria com a assessoria jurídica para avaliar os casos que envolvam negativamente o filiado na mídia com o objetivo de sempre reduzir o prejuízo ao médico. É importante que o médico tenha a consciência que antes de qualquer depoimento à imprensa que possa comprometê-lo que procure o serviço oferecido pelo SIMESC”.
-
45c71c901bdd4b3da7387619a787faf4.jpg
-
d680bc9385e44c9a9e3bbd06485284ba.jpg
-
9959816c6ccd46ad98c2934369e135c5.jpg