Dirigentes do movimento médico sindical de todas as regiões do país se reuniram na sede da Fenam, no Rio de Janeiro, para debater, entre outros assuntos, o projeto de pesquisa sobre as condições de trabalho dos médicos brasileiros, a proposta do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e as estratégias da Comissão Pró-SUS sobre o movimento de valorização do médico e do Sistema Único de Saúde. A revisão do estatuto da Federação foi outro tema em debate.
Médicos de todos os estados brasileiros poderão participar do processo de revisão do estatuto. Para isso, a Fenam está disponibilizando no seu site um espaço através do qual médicos de todo o Brasil podem dar suas sugestões. Basta um clique no banner intitulado "Revisão do Estatuto da Fenam", que fica na página inicial, logo acima do "Informativo Fenam".
Nesta quinta-feira, a diretoria da Federação também discutiu a proposta de vistoria em vários hospitais de todo o país, junto com sindicatos médicos e de profissionais da área de engenharia, para verificar em que condições médicos e outros profissionais de saúde atendem aos usuários do sistema. Os três incidentes ocorridos no Hospital de Clínicas de São Paulo - dois incêndios e um curto circuito em menos de um mês - motivaram a decisão da diretoria da Fenam de criar uma comissão para se reunir com dirigentes dos sindicatos e relacionar as unidades de saúde a serem visitadas. O presidente da Fenam, Eduardo Santana, informou que se forem constatadas más condições nas dependências dos hospitais, a entidade poderá até mesmo pedir a interdição desses locais.
Outro tema debatido na reunião foi Conselho Nacional de Saúde e entidades médicas, além de assuntos específicos das secretarias que formam a diretoria da Fenam.
Fonte: Imprensa Fenam - 25/01/2008