Dirigentes sindicais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul reuniram-se nos dias 3 e 4 de dezembro na cidade de Curitiba para mais um encontro da Fenam Regional Sul-Brasileira (FRSB). A programação inciou na sexta-feira com a participação da magistrada Aristéia Rau, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que apresentou o tema 'Violência contra médicos no serviço público'. No sábado, a reunião da diretoria debateu questões relacionadas à secretaria e tesouraria e o financiamento da FRSB, entre outros assuntos. O próximo encontro será em março, em Florianópolis, e a proposta de tema são as possíveis novas formas de remuneração dos profissionais pelos planos de Saúde.
No primeiro dia (03/12), Aristéia abordou o tema da violência contra os médicos sob diferentes ângulos, para além da forma física, comum nos dias de hoje. Segundo a magistrada, a ocorrência de violência é reflexo da má administração dos gestores, visto que o médico está inserido em um sistema que prega a universalidade, o que, na maioria das vezes, não corresponde à realidade nos locais de trabalho. O médico, ao estar a frente do atendimento, torna-se representante do administrador e, como consequência, responsabilizado pelas falhas na atenção à Saúde.
Aristéia Rau destacou ainda, aquela que, para ela, é a maior forma de violência contra os médicos, o desconhecimento de seus direitos. Neste contexto, o trabalho das entidades sindicais junto a acadêmicos, residentes e recém-ingressos no mercado de trabalho é de suma importância. “A precarização dos contratos de trabalho e a baixa remuneração no serviço público têm se mostrado umas das mais freqüentes formas de violência impostas à categoria médica.” Os dirigentes sindicais parabenizaram a palestrante pela visão multifacetada do tema 'violência'.
O SIMESC esteve representado pelo presidente da FRSB e secretário-geral do Sindicato, César Ferraresi, pela tesoureira (FRSB) e 1ª secretária sindical, Zulma Sueli Carpes e pelo 1º secretário-geral (FRSB) e vice-presidente do SIMESC, Vânio Lisboa. Após o encontro de março, em Florianópolis, a FENAM Regional Sul-Brasileira deverá reunir-se em junho, na cidade gaúcha de Bento Gonçalves.
-
7f2fea730be04b5c9cf379cdecd879cb.jpg
-
d7f31aaac4584d35a2f3fe5e6426e6db.jpg
-
16fdb0a974c34d55b0528bbe140f4e47.jpg