#

Timbó foi sede do principal evento das entidades médicas do Estado

O XII Fórum das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (FEMESC) reuniu cerca de 100 médicos na cidade de Timbó, nos dias 05 e 06 de junho. Foram dois dias de atividades direcionados a assuntos pertinentes à categoria médica. Além de representantes que compõem as entidades que congregam o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) – o Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC) e o Sindicato dos Médicos da Região Sul Catarinense (SIMERSUL) – estavam presentes no local representantes das regionais do SIMESC, ACM e CREMESC, de Prefeituras Municipais (Timbó, Indaial e Pomerode), das Secretárias Municipais de Saúde, da Associação Médica Brasileira de Medicina (AMB), da Academia Catarinense de Pediatria, do Conselho Federal de Medicina (CFM), da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), o presidente do Sindicato Médico de Alagoas e também diretor da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), Welligton Galvão e o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná, Carlos Roberto Goytacaz Rocha, entre outras autoridades.
A mesa de cerimônia estava composta pelo prefeito municipal de Timbó, Laércio Schuster Júnior, os presidentes do SIMESC, CRM e ACM, respectivamente, Drs. João Pedro Carreirão Neto, Rodrigo da Luz Bertoncini e Genoir Simoni, o deputado estadual, Dr. Jailson Lima da Silva (PT), o prefeito municipal de Pomerode, Dr. Paulo Maurício Pizzolatti, o vice-presidente do CFM, Dr. Roberto Luiz D'Avila, presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral, o Presidente da Academia Catarinense de Medicina, Dr. Murillo Ronald Capella e o prefeito municipal de Indaial, Sergio Almir dos Santos.
Para dar início das atividades do evento de 2009, foi convidado o procurador do trabalho, Marcelo J. Ferlin D’Ambroso, que explanou sobre a Terceirização na Saúde Pública, abordando entre outros pontos, os Fundamentos Constitucionais do Direito à Saúde, os Problemas que geram a Terceirização da Saúde Pública, as Formas e as Possibilidades de Terceirização na Saúde Pública, os Indicadores de Ilegalidade, Cooperativas, Organizações Sociais (OS), entre outros.
O segundo dia contou com duas mesas redondas: Remuneração Médica e Sobreaviso Médico. Presidida pelo Dr. Osmar Guzatti Filho e secretariada pelo Dr. Ronald Bachmann, a primeira mesa teve como conferencistas o Dr. Roberto Luiz D'Avila tratando dos Aspectos Éticos da Remuneração Médica, a vice-presidente da ACM, Dra. Márcia Regina Ghellar, falando sobre a Remuneração na Saúde Suplementar e SUS e para finalizar, o Dr. João Pedro Carreirão Neto, que na ocasião, substituiu o presidente da FENAM, Dr. Paulo de Argollo Mendes, palestrando sobre a Remuneração Médica nas relações de Trabalho.
Já a segunda, que foi presidida pelo Dr. Jacy Bruns e secretariada pelo Dr. Roberto Amorim Moreira, teve como palestrantes a Dra. Marta Rinaldi Muller, conselheira coordenadora do Departamento de Fiscalização no CREMESC, que abordou sobre as Repercussões Ético-profissionais, o Dr. Ângelo Eduardo Strzalkowski Kniss, advogado responsável pela Área Trabalhista do escritório Lopes de Haro, Machado Leal Direito Médico & Assessoria Jurídica, que na ocasião representava a Assessoria Jurídica do SIMESC, ministrou sobre a Contratualização e Aspectos Trabalhistas, e para fechar as atividades da segunda mesa, o Dr. Rafael Klee de Vasconcellos, diretor de defesa profissional da ACM, que apresentou as Relações com as Sociedades de Especialistas e Perspectivas. No término das apresentações foi aberto espaço para debate entre o público e os palestrantes.
As atividades do XII FEMESC foram finalizadas com as conclusões e propostas a ser incluídas na Carta de Timbó, a transmissão da Coordenação do COSEMESC, que este ano estava a encargo do CREMESC, para a ACM, e a definição da nova sede para o XIII Fórum, que entre as cidades de Criciúma e Balneário Camboriú, pela maioria dos votos, Criciúma foi a escolhida, ficando pré-agendada a proposta da cidade de Balneário Camboriú para sediar o XIV FEMESC, em 2011.
No final foram feitos vários agradecimentos, principalmente, a cidade de Timbó, pela acolhida aos visitantes. O Dr. Genoir aproveitou a oportunidade também, para falar sobre a saída do Dr. João Pedro da presidência do SIMESC e agradecê-lo pelo companheirismo e dedicação nas lutas da categoria médica.


Mais informações e fotos do evento poderão ser encontradas no próximo Boletim do SIMESC 125.



CARTA DE TIMBÓ


OBS: As apresentações estarão disponíveis em alguns dias.

Fonte: SIMESC - 16-06-2009


  •