O CRM-SC sediou, na noite de ontem (18/03), a reunião entre o Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) e quatro deputados estaduais médicos. O encontro ocorreu para que as entidades pudessem apresentar aos parlamentares as demandas da categoria e colocarem-se à disposição para possíveis contribuições. “Este é o início de uma parceria, da construção de uma estratégia para que médicos e sociedade tenham condições de trabalho e saúde garantidas”, declarou o coordenador do COSEMESC e presidente da ACM, Dr. Rafael Klee de Vasconcellos.
Dr. Vicente Augusto Caropreso, Dr. Serafim Venzon, Dr. Dalmo Claro de Oliveira e Dr. Carlos Fernando Coruja Agustini foram recebidos pelos presidentes Dr. Tanaro Pereira Bez, do CRM-SC; Rafael Klee de Vasconcellos, da ACM; Cyro Veiga Soncini, do SIMESC; e Rodrigo d´Éça Neves, da ACAMESC. Em pauta, dificuldades financeiras, como o não pagamento, por parte do governo estadual, dos valores compromissados dentro do Plano SC Saúde; o Piso Fenam; e questões pontuais como a Lei 12.830, que autoriza os delegados de polícia a requisitar documentos na instrução de investigações; violência obstétrica, tema já em discussão na Assembleia Legislativa; registros das unidades de saúde junto ao CRM; e aposentadoria dos médicos. “Apelo aos parlamentares que nos auxiliem para que possamos garantir à sociedade uma medicina de qualidade e feita por bons médicos”, disse o Presidente do CRM-SC, Dr. Tanaro Pereira Bez. “Os deputados devem ser a voz do COSEMESC na Assembleia”, afirmou o Presidente do SIMESC, Dr. Cyro Veiga Soncini.
Os deputados se mostraram dispostos a ouvir as demandas e, com as entidades, buscarem soluções. “O maior descontentamento da população é com a saúde. Não com o médico, mas com a falta de condições de se oferecer atendimento adequado”, declarou Dr. Serafim Venzon, ao garantir a necessidade desta parceria. Dr. Carlos Fernando Coruja apontou que há projetos transitando na Assembleia que envolvem questões da saúde e que necessitam do apoio dos médicos: “Acredito que seja possível fazermos um bom trabalho juntos”. Dr. Vicente Augusto Caropreso concordou e acrescentou: “estar na Casa do Povo nos oferece a possibilidade de proporcionar melhorias em benefício da população, e, para isso, contamos com a ajuda das entidades médicas”. “Devemos buscar garantir assistência à saúde da população e isso passa por condições de trabalho e valorização do médico”, defendeu Dr. Dalmo Claro de Oliveira.
Também compareceram à reunião o Vice-presidente do CRM-SC, Dr. Antonio Silveira Sbissa; a Primeira Secretária do CRM-SC, Dra. Rachel Duarte Moritz; o Corregedor do CRM-SC e Conselheiro do CFM, Dr. Anastácio Kotzias Neto; o Vice-presidente da ACM, Dr. Eduardo Nobuyuki Usuy Jr; o Diretor de Defesa Profissional da ACM, Dr. André Mendes Arent; o Diretor de Comunicação da ACM, Dr. Ronaldo Della Giustina; o Segundo Secretário do SIMESC, Dr. Fabrizio Prazeres Liberato; a Diretora de Apoio ao Graduando do SIMESC, Dra. Eliane Silveira Soncini; Diretor de Relações Intersindicais do SIMESC, Dr. Daniel Medeiros Moreira; o Diretor de Apoio ao Pós-graduando do SIMESC; Dr. Dimitri Cardoso Dimatos; o Presidente da Unimed Grande Florianópolis, Dr. Genoir Simoni; o Presidente da Unicred Central, Dr. Jorge Abi Saab Neto; e o Diretor Administrativo da Unicred Florianópolis, Dr. Júlio César Gonçalves.
O deputado Dr. Antônio Aguiar não compareceu ao encontro por estar em viagem.
Fonte: Angela Muniz/CREMESC
-
7e2184100d294914b157e0a856cb91ff.jpg
-
19aba3f27a404e028cdca9208f74e590.jpg